Segunda-feira, 25 de junho de 2012 - 12h27
A operação tapa buracos, alargamento, asfaltamento, drenagem e recapeamento de ruas, além da limpeza de canais, foram os assuntos abordados pela secretária municipal de obras, Miriam Sandaña durante entrevista ao site G1, na tarde de sexta-feira (22). A equipe do informativo eletrônico, sob o comando da jornalista Faviane Azambuja, foi recebida pela secretária em seu gabinete, na sede da Semob.
Miriam Saldaña declarou que as maiores causas de aberturas de buracos nas vias públicas da capital rondoniense são o inverno rigoroso de todos os anos e água servida jogada nas ruas. “Água servida corrói o asfalto e abre buracos, causando transtornos para a população. As pessoas precisam ter consciência disso e construir sumidouros em seus quintais”, lamentou a secretária.
Sobre as obras de drenagens e asfaltamento de ruas, Miriam Saldaña informou que a Semob trabalha com recursos próprios e a Sempre com as verbas repassadas pelo governo federal. Lembrou que em 2005 quando o prefeito Roberto Sobrinho assumiu, Porto Velho tinha 400 quilômetros de vias asfaltadas e que ele vai terminar sua administração, no final de 2012, com mais 400 quilômetros. “A mesma quantidade feita por todos os prefeitos em 90 anos, estamos fazendo em apenas oito anos”, enfatizou. Disse, ainda, que a Capital tem 1.200 quilômetros de ruas e que, portanto, restarão outros 400 quilômetros a serem pavimentados pelas próximas gestões.
Obras
Dentre as obras executadas pela Semob este ano, a secretária citou os bairros Nacional e Areia Branca, o alargamento e recapeamento da Estrada da Penal, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, alargamento da Avenida Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), no bairro Nova Esperança e o alargamento da Rua Buenos Aires, entre as avenidas Calama e Amazonas. “É bom lembrar que todo asfalto é de qualidade e feito com drenagem. A Semtran cuida da sinalização e a Emdur constrói meio-fio e sarjetas”, completou. Miriam ainda mencionou o apoio da Semusb no preparo de base para o asfalto.
Canais
Quanto aos canais que cortam a cidade, a titular da Semob explicou que a limpeza é feita pela sua secretaria, a Semusb e a Sempre. O trabalho é realizado todos os anos, com objetivo de facilitar o escoamento da águas e evitar pontos de alagamentos. No entanto, quando o volume de chuvas fica acima do normal, não há como evitar inundações. Outro problema são as ocupações irregulares (invasões) às margens dos canais, que impedem a prefeitura de executar a limpeza, problema agravado pela quantidade de lixo que jogam no local.
De acordo com a secretária, todas essas ações fazem parte da política implementada pelo prefeito Roberto Sobrinho para garantir melhorias no trânsito, no aspecto da cidade e mais tranquilidade para a população. Ela também agradeceu aos 150 servidores da Semob, que se desdobram em várias frentes de trabalho para atender as demandas.
Fonte: Augusto José
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç