Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Minha Casa Mina Vida terá sustentabilidade energética


 Minha Casa Mina Vida terá sustentabilidade energética - Gente de Opinião
Presidente da Fiero, Marcelo Thomé (e) entrega o projeto ao ministro Kassab

Os empreendimentos residenciais de interesse social, como os conjuntos do Minha Casa Minha Vida, poderão contar, doravante, com sustentabilidade energética utilizando painéis fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

O Projeto Piloto de Sustentabilidade Energética dentro do Programa Minha Casa Minha Vida foi entregue ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pelo presidente da Federação das Indústrias, Marcelo Thomé, e pelo presidente do Sinduscon-PVH, Maurílio Vasconcelos, na manhã de quinta, durante audiência no Palácio do Governo, onde o ministro se reuniu com o governador Confúcio Moura, senadores Raupp e Cassol, prefeitos de várias cidades e deputados federais.

Concebido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil e Mobiliária de Porto Velho (Sinduscon-PVH) com apoio da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), o Projeto Piloto de Sustentabilidade Energética dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, caso venha a ser adotado, representará redução na conta de luz para os moradores desses conjuntos.

No documento entregue ao ministro Gilberto Kassab, o Sinduscon-PVH e a Fiero ponderam que esse sistema de micro geração de energia elétrica já foi devidamente normatizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através das Resoluções Normativas 482 e 517 de 2012. Sua tecnologia, portanto, é de pleno domínio do setor energético brasileiro.

No mesmo documento, o Sinduscon-PVH e a Fiero pedem que seja autorizada a inclusão do projeto no conjunto com 555 unidades que está sendo contratado pela Caixa Econômica Federal para a cidade de Ji-Paraná. Para tanto, adianta o presidente do Sinduscon-PVH, engenheiro Maurílio Vasconcelos, vamos buscar as parcerias necessárias à sua implementação.

Ao receber o documento das mãos do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o ministro Kassab determinou à secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades a agendar o assunto para ser debatido nos próximos dias.

Fonte: Ascom /  Fiero

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)