Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Militares pedem mais recursos para a Amazônia


Alex Rodrigues
Agência Brasil


São Gabriel da Cachoeira (Amazonas) - A comitiva que desde sexta-feira (12) acompanha o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nas visitas aos postos militares fronteiriços do Comando Militar da Amazônia (CMA) esteve neste sábado (13) nos pelotões de Yauaretê e de Querari, no Amazonas. Os militares reclamaram mais recursos para desenvolverem programas e obras nos pelotões e nas comunidades. Por causa da chuva, a ida à base de Pari-Cachoeira foi cancelada.

Integram o grupo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki, Gilson Dipp, Antônio Herman Benjamim, Francisco César Rocha e Ari Pargendle.

O CMA reúne militares do Exército, Aeronáutica e Marinha, que fiscalizam mais de 11 mil quilômetros de fronteiras com sete países sul-americanos. Na primeira parada do roteiro, Yauaretê, a comitiva conheceu as instalações do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF). No local, a poucos metros da fronteira com a Colômbia, vivem cerca de 50 militares e seis mil civis, atendidos exclusivamente pelos dois médicos militares do pelotão.

Na área, segundo o CMA, há indígenas das etnias Piratapuia, Tucano, Tariano, Cubeo, Guanano, Dessano, Tuyuca, Arapaço e Rúpda. Ao levar o grupo para ver as obras de ampliação da pista de pouso do pelotão, os militares aproveitaram para reclamar mais recursos.

A pista, que hoje tem 1.640 metros, vai ganhar mais 400 metros, a fim de receber aeronaves de maior porte, o que permitirá a criação de um centro de apoio logístico à população, já que todo o mantimento e medicamento que abastece a tropa e a comunidade chegam em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O comandante do VII Comar, major-brigadeiro José Eduardo Xavier, resumiu para o secretário Nelson Machado a importância da obra. "A questão não é se vai ou não vai ficar caro. Esta é uma obra que tem de ser feita". O brigadeiro Xavier estima que, se houver recursos, o serviço estará concluído dentro de dois anos, realizada por pessoal contratado temporariamente pelo Comar.

À tarde, a comitiva seguiu para Querari, onde conheceu o 2º PEF. Construída em 1988, a base fica à margem do Rio Uaupes, que separa o território brasileiro da Colômbia. De acordo com o CMA, o número de militares do pelotão chega a 50.

Após o cancelamento da visita ao 6º PEF, em Pari-Cachoeira, as autoridades retornaram a São Gabriel da Cachoeira. Neste domingo, sem a presença de Dilma Roussef, que viajou para o Rio de Janeiro, a comitiva visitará os PEF de Vila Bittencourt e de Ipiranga. Depois vão para Tabatinga, onde vão conhecer a unidade da capitania fluvial e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)