Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Micro e pequenas empresas beneficiadas com decreto



Porto Velho, 13 de janeiro de 2011 - No último dia 12 de janeiro foi publicado o decreto Nº 15643, que dispõe sobre o tratamento diferenciado e simplificado dado às microempresas, empresas de pequeno porte e micro-empreendedores individuais nas aquisições públicas do Estado de Rondônia.

A Lei Complementar Federal Nº 123 de 14 de dezembro de 2006 estabeleceu normas gerais relativas ao tratamento que favorece as microempresas e empresas de pequeno porte, mas cabe a cada estado e município a regulamentação, “A lei possibilitou benefícios a essa classe, mas ficou a critério de cada Estado a regulamentação desses direito. Até então Rondônia ainda não tinha regulamentado. Trabalhamos em cima disso e o governador Confúcio Moura assinou o decreto que vai fornecer um tratamento diferente”, explicou o superintendente da Superintendência Estadual de Compras e Licitações, Márcio Rogério Gabriel.

Márcio Rogério explicou ainda que estas empresas não tinham como concorrer com empresas de grande porte. “Essa concorrência era desleal aos micros e pequenos empresários, que disputavam com empresas de grande porte. Este decreto vai trazer muitos benefícios e vai ampliar a participação dos pequenos investidores nas licitações”, destacou o superintendente.

De acordo com o decreto a regulamentação vai possibilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, para incentivar o investimento e agregar valor à produção do Estado; a ampliação da eficiência das políticas públicas, nelas compreendidas ações de melhoria do ambiente de negócios e o incentivo à inovação tecnológica.

Outro benefício que o decreto proporcionará está o critério de desempate, que dá preferência às empresas de pequeno porte. “Nas licitações do tipo menor preço, caso haja empate, será dada a preferência à contratação de pequenas empresas”, comentou Márcio.

Agora, os órgãos ou entidades contratantes poderão realizar aquisições e contratações de bens e serviços destinados exclusivamente à participação de pequenas empresas nas contratações quando o valor não ultrapassar R$ 80 mil reais.

O decreto entrará em vigor no prazo de trinta dias, a partir da data da publicação. “Com esse decreto o governo busca ampliar a participação das pequenas empresas em contas públicas. Estas empresas são grandes geradoras de empregos, com esse incentivo, mais empregos serão gerados, o que contribui com a economia do nosso Estado”, finalizou Márcio.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)