Quarta-feira, 1 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mercado Municipal Peixe da zona Sul em fase de conclusão


Gente de Opinião

Até o início de julho a Prefeitura de Porto Velho deve inaugurar o Mercado de Peixe que está sendo construído na zona Sul da capital. A previsão é da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), responsável pela construção do mercado. De acordo com a secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol, o andamento da obra está dentro do cronograma, o que projeta também uma possível antecipação para o final de maio. “Não tivemos nenhum problema com relação a execução do trabalho, por isso acreditamos que dá para entregar o Mercado de Peixe entre maio e junho. O prédio já está todo construído, inclusive já foi colocado telhado, cerâmica e as paredes revestidas com azulejo. A obra está na etapa de acabamento”, disse a secretária adjunta.

O mercado está sendo construído na rua Paris, entre a Jatuarana e a Angico, e para lá serão remanejados os vendedores de peixe que hoje utilizam a calçada da igreja Santa Luzia, na Tancredo Neves Os peixeiros estão sob ameaça de despejo por causa de uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual que pede a desobstrução da calçada.

Sensibilizado com a situação desses pequenos empreendedores, o prefeito Roberto Sobrinho, em reunião com um grupo de vendedores, em setembro de 2011, anunciou, a construção do mercado para que essas pessoas não fiquem sem ter como sustentar suas famílias, por causa da ordem de despejo, E eles serão removidos para um espaço mais adequado e higienizado, onde poderão incrementar seus lucros com o aumento das vendas.

O estabelecimento terá uma área de 528 metros quadrados com espaço para 10 quiosques, sendo 08 para a venda de pescado e 02 para a comercialização de verduras. Os Box terão bancada com mármore, lavatório, dois banheiros e um depósito. A área será toda bloquetada e terá um estacionamento para bicicletas e carros. Será o primeiro mercado construído pela prefeitura para a venda exclusiva de peixe. O projeto está sendo financiado com recursos próprios do município, está orçado em R$ 485 mi.

Os vendedores também receberão assessoria técnica da prefeitura, que será prestada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Social (Semdestur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), sobre vários assuntos, entre eles, o financiamento para aquisição de equipamentos.

Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá

Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá

A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon

Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste

Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)