Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Maternidade Municipal faz trabalho para reduzir gravidez em adolescente


Já são 2007 crianças nascidas na Maternidade Municipal Mãe Esperança em apenas seis meses de atendimento. Para homenagear as mães, o secretário Municipal de Saúde, Sid Orleans e a diretora da instituição, a médica Ida Pérea cortaram um bolo no final da tarde da última sexta-feira (12), com os funcionários. Dos partos realizados até agora, 40% deles foram em adolescentes com idade entre 12 e 19 anos, segundo afirmou a diretora.

" Isto é motivo de preocupação",destacou o secretário. Para tentar reduzir este índice, a direção da Mãe Esperança vem realizando um trabalho de planejamento familiar junto as adolescentes como forma de evitar a reincidência da gravidez. O trabalho consta de aconselhamento, fornecimento de anticoncepcionais injetáveis, comprimidos e inserção de DIU.

Sid Orleans destacou que o planejamento familiar não se limita apenas às adolescentes, as mães adultas também recebem orientação. A meta da equipe da Maternidade é conscientizar as mães a terem um espaço entre uma gravidez e outra de no mínimo três anos, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Mãe Esperança vem realizando também laqueaduras nas mulheres que se enquadram as normas que preconizam o planejamento familiar, ou seja, idade, número de filhos, entre outros fatores. Nesses seis meses de existência da Maternidade, depois de passar por rigorosa análise, 150 mulheres fizeram a laqueadura, segundo Ida Pérea.

Vasectomia

Os homens também estão sendo atendidos na Mãe Esperança com a vasectomia. No último dia 11 foi realizada a primeira, e já tem um número considerável de homens na lista para fazer a cirurgia, de acordo com a diretora. A maternidade dispõe de uma equipe médica para realizar vasectomia todos os dias, caso exista pacientes.

 Ela explicou que as pessoas interessadas em fazer esse tipo de esterilização, deve procurar o posto de saúde Oswaldo Piana, no Areal da Floresta ou a Policlínica Rafael Vaz e Silva, bairro Mato Grosso, onde serão atendidos e posteriormente encaminhados à Maternidade para se submeter a cirurgia.

Mais Sobre Política

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO

O “Seminário Patronato - Reintegração Social de Egressos” vai reunir informações sobre caminhos na gestão da política penal, nos dias 23 e 24 de agost

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

ALE aprova renegociação da dívida do Beron

Executivo vem a Assembleia para explicar a renegociação da dívida do Estado com o Beron. Após os debates, o Projeto de Decreto Legislativo que aprova

Cristiane Lopes assegura verba para a construção de creche no Bairro Novo

Cristiane Lopes assegura verba para a construção de creche no Bairro Novo

O Ministério Público do Estado respondeu, através de ofício enviado ao gabinete da vereadora Cristiane Lopes (PP), a denúncia feita pela parlamentar à

Mariana Carvalho recebe universitários na Câmara dos Deputados

Mariana Carvalho recebe universitários na Câmara dos Deputados

Os estudantes participam do Programa Estágio-Visita que tem duração de cinco dias. Durante esse período, são realizadas atividades que transmitem o co