Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Maternidade Municipal faz trabalho para reduzir gravidez em adolescente


Já são 2007 crianças nascidas na Maternidade Municipal Mãe Esperança em apenas seis meses de atendimento. Para homenagear as mães, o secretário Municipal de Saúde, Sid Orleans e a diretora da instituição, a médica Ida Pérea cortaram um bolo no final da tarde da última sexta-feira (12), com os funcionários. Dos partos realizados até agora, 40% deles foram em adolescentes com idade entre 12 e 19 anos, segundo afirmou a diretora.

" Isto é motivo de preocupação",destacou o secretário. Para tentar reduzir este índice, a direção da Mãe Esperança vem realizando um trabalho de planejamento familiar junto as adolescentes como forma de evitar a reincidência da gravidez. O trabalho consta de aconselhamento, fornecimento de anticoncepcionais injetáveis, comprimidos e inserção de DIU.

Sid Orleans destacou que o planejamento familiar não se limita apenas às adolescentes, as mães adultas também recebem orientação. A meta da equipe da Maternidade é conscientizar as mães a terem um espaço entre uma gravidez e outra de no mínimo três anos, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Mãe Esperança vem realizando também laqueaduras nas mulheres que se enquadram as normas que preconizam o planejamento familiar, ou seja, idade, número de filhos, entre outros fatores. Nesses seis meses de existência da Maternidade, depois de passar por rigorosa análise, 150 mulheres fizeram a laqueadura, segundo Ida Pérea.

Vasectomia

Os homens também estão sendo atendidos na Mãe Esperança com a vasectomia. No último dia 11 foi realizada a primeira, e já tem um número considerável de homens na lista para fazer a cirurgia, de acordo com a diretora. A maternidade dispõe de uma equipe médica para realizar vasectomia todos os dias, caso exista pacientes.

 Ela explicou que as pessoas interessadas em fazer esse tipo de esterilização, deve procurar o posto de saúde Oswaldo Piana, no Areal da Floresta ou a Policlínica Rafael Vaz e Silva, bairro Mato Grosso, onde serão atendidos e posteriormente encaminhados à Maternidade para se submeter a cirurgia.

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur

Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur

Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola

Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo

Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)