Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp pede prioridade para transposição de RO


Brasília – A deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO) esteve, hoje, em audiência com o presidente da República em exercício, deputado Marco Maia (PT/RS), para solicitar a urgência no envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei que trata do enquadramento dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia para os quadros da União. Marco Maia, atual presidente da Câmara, assumiu a presidência devido a ausência da presidenta Dilma Rousseff e do vice presidente Michel Temer.

Marinha Raupp, coordenadora da bancada federal de Rondônia, afirmou que o texto do projeto já está acordado com os membros da bancada federal, governo do estado de Rondônia e representantes sindicais “Faremos todos os esforços para aprovar até o final deste ano o Projeto de Lei que vai enquadrar os servidores nos quadros federais”, frisou a deputada.

Na quarta-feira, o vice presidente Michel Temer embarcou para a Alemanha, onde se encontra com a chanceler Angela Merkel. Temer retorna ao Brasil amanhã, de acordo com a assessoria da Vice-Presidência.

Ontem foi a presidente Dilma Rousseff que deixou o país e seguiu para Cádiz, no Sul da Espanha, onde participará da 22ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e Governo. Depois, ela vai para Madri, onde deve permanecer até o dia 19, e deve se reunir com o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy.
 

MEMÓRIA TRANSPOSIÇÃO

A bancada parlamentar de Rondônia e sindicalistas reuniram-se, no último dia 8 de novembro, com o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Alberto dos Santos. Na ocasião, foi apresentada a minuta do Projeto de Lei que será enviada pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, em regime de urgência urgentíssima, enquadrando os servidores do ex-Território Federal de Rondônia para os quadros da União.

Os termos da minuta são praticamente os mesmos anunciados pelo governo federal no dia 5 de setembro, quando ficou acordado com a bancada, governo de Rondônia e os sindicalistas que somente os servidores admitidos até 17 de março de 1987 poderiam optar pela transposição.

A principal novidade apresentada pelo representante da Casa Civil é que na minuta do Projeto de Lei, o enquadramento com salário federal integral foi antecipado de 2015 para 2014, sendo que em 2013 a transposição será feita com o salário do Estado, como já tinha sido anunciado em setembro. A proposta anterior previa escalonamento do pagamento do salário federal de 50% em 2014 e outros 50% em 2015.



Fonte: Bruno Góes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)