Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha Raupp diz que aumento das cotas do FPM corrige distribuição de recursos públicos a prefeitur


“O aumento de 1% por cento nas cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) determinado pelo Governo Federal  significa uma correção na distribuição de recursos públicos as prefeituras que nos últimos anos vêm sendo penalizadas com o crescimento das obrigações municipais”. A declaração  é da deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO), que acompanhou esta semana a X Marcha dos Prefeitos a Brasília, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios e que reuniu 3 mil prefeitos de todo o país.

Ela adiantou ainda que a manifestação dos prefeitos se revestiu de pleno êxito e que além da elevação de um por cento do FPM - passando de 22,5% para 23,5% - os prefeitos conseguiram a redução de 20% para 0,1% a contrapartida  dos municípios para os projetos nas áreas de educação e saneamento básico previstos no Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).

A deputada disse que, paralelamente ao evento, participou ao lado do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp, de uma reunião promovida pela Associação Rondonienses de Municípios(AROM) quando assuntos de interesse do estado foram amplamente discutidos, a exemplo  da recuperação das estradas vicinais que foram danificadas pelas últimas chuvas e investimentos em  saúde, educação, agricultura e energia. “A reivindicação dos prefeitos é que a SUFRAMA possa investir na compra de equipamentos para a recuperação das estradas”, frisou.

A deputada aproveitou a presença dos prefeitos em Brasília e intensificou a peregrinação aos ministérios cobrando a liberação de recursos para os projetos já encaminhados e solicitando a inclusão de outros que seriam financiados com recursos do orçamento da União de 2007. Com esse objetivo, Marinha Raupp esteve nos ministérios da Agricultura, Saúde, Integração Nacional, Transportes, Indústria e Comércio e no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes  (DNIT)..
 
Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)