Sexta-feira, 2 de novembro de 2007 - 16h06
A conjugação de esforços em favor da universidade pública foi destacada pela deputada Marinha Raupp (PMDB), coordenadora da bancada da região norte, durante o relançamento em Brasília da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública. Entre as várias ações da nova Frente Parlamentar está o Plano Nacional de Assistência Estudantil e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Com a retomada da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública o tema passa a ser tratado como prioridade pelos parlamentares.
Para a deputada Marinha Raupp (PMDB), a iniciativa de recriação da Frente Parlamentar promoverá o fortalecimento das Universidades Públicas e possibilitará uma maior articulação dos parlamentares em defesa da educação junto ao Congresso Nacional. Segundo a deputada a Frente Parlamentar vai promover a integração entre as diferentes bancadas em prol do ensino. "Com esse trabalho conjunto poderemos promover uma maior inclusão dos jovens na universidade pública e promover ações para o desenvolvimento da educação superior", destacou.
Entre outros objetivos da Frente Parlamentar está a discussão da Lei Orçamentária Anual a ser destinada ao Ensino Superior em 2008 e o Projeto de Lei nº 4212/2004, da Reforma Universitária, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Segundo Marinha Raupp, é essencial que os parlamentares continuem trabalhando em conjunto em benefício da universidade pública, garantindo novos investimentos em infra-estrutura, e também de apoio à sua expansão.
A implantação do Reuni nas Universidades Federais foi bastante discutida durante o encontro. O Plano, instituído pelo Decreto nº 6.096 em 24 de abril deste ano, tem por objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior, com melhor aproveitamento da estrutura física e dos recursos humanos existentes. Das 54 universidades do país, 35 aderiram ao programa na primeira fase, entre elas a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que se integrou no último dia 24 de outubro. Marinha Raupp acredita no Reuni como um instrumento positivo para as universidades, mas segundo ela, também é preciso fortalecer a estrutura dos cursos já existentes.
Segundo a presidente da União Nacional de Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, a principal meta a ser alcançada hoje no ensino superior público nacional é a ampliação do número de vagas ofertadas para estudantes, e que isso poderá ser alcançado com uma maior rearticulação das entidades do movimento educacional com o Congresso Nacional. Participaram ainda do evento o deputado Pedro Wilson (PT-GO), presidente da Frente, O Secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Ivonildo do Rêgo, além outras entidades ligadas ao ensino superior.
Fonte: Ascom
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc