Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marinha elogia iniciativas por voto consciente e pede repetições como a do MPF/RO


 
A deputada federal e candidata à reeleição da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB) Marinha Raupp (PMDB) informou, neste domingo (26), em Porto Velho, que enviou mensagem ao Ministério Público Federal de Rondônia (MPF/RO) solicitando que outras experiências do “Pit Stop do Voto Consciente”, como a que ocorreu na Capital nesta sexta-feira (24), no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com Rua Brasília, sejam reprisadas ao longo da semana que antecede a eleição.

“A iniciativa dos procuradores é uma demonstração de que Democracia é algo que a todos nos diz respeito e que se aperfeiçoa no dia-a-dia. É como a base bem preparada de uma casa nossa, erguida sobre fortes alicerces. Esses alicerces são os votos dos cidadãos. Então, o que essa experiência do Ministério Público Federal quer dizer é que quanto mais fiel nós formos na definição dos nossos representantes, mais sólidas serão as bases da nossa democracia. Por isso, é essencial que todos valorizemos essa escolha, elegendo, de modo consciente, o candidato que julgar com mais condições para conduzir os destinos de Rondônia e do País”, disse Marinha Raupp ao justificar o seu pedido.

O “Pit Stop do Voto Consciente” a que se referiu a deputada Marinha Raupp, conforme explicou, consistiu em distribuir entre os motoristas dos veículos parados em cada fechamento do sinal de trânsito, folders e adesivos da campanha do Voto Consciente do Ministério Público Federal (MPF), além da 'colinha' da Justiça Eleitoral.

O material era entregue por servidores do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), advogados do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero) e por acadêmicos de Direito da Faro. Durante o 'Pit Stop do Voto Consciente' faixas e banners reforçavam o tema da campanha, carro de som veiculava os jingles da Justiça Eleitoral lembrando os eleitores de levarem, além do título de eleitor, outro documento com foto para a votação no dia 3 de outubro, segundo matéria divulgada na página de Internet do próprio MPF/RO.

O objetivo da mobilização, de acordo com a assessoria da instituição, foi de conscientizar o eleitor e pedir a sua colaboração para que sejam proliferadores da campanha, já que receberam material com orientações sobre a importância das eleições limpas e como denunciar os casos de corrupção eleitoral. O Ministério Público do Estado (MP/RO) e a Associação do MP (Ampro) também foram parceiros do “Pit Stop do Voto Consciente”.

A deputada elogiou o esforço de todos os envolvidos e disse que a iniciativa do MPF é também uma lição para ela e para seus colegas do Congresso Nacional. “Reconheço que estamos devendo essa ao povo brasileiro, pois ainda não fizemos o dever de casa, que é a reforma política. Mas as instituições e o povo, com sabedoria, estão fazendo por nós, na prática, com campanhas como essa pelo voto consciente. Isso é bom para a democracia, mas que nos sirva, principalmente a nós congressistas, de lição”, finalizou a deputada.

Fonte: Edna Okabayashi
 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)