Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Marinha elogia iniciativas por voto consciente e pede repetições como a do MPF/RO


 
A deputada federal e candidata à reeleição da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB) Marinha Raupp (PMDB) informou, neste domingo (26), em Porto Velho, que enviou mensagem ao Ministério Público Federal de Rondônia (MPF/RO) solicitando que outras experiências do “Pit Stop do Voto Consciente”, como a que ocorreu na Capital nesta sexta-feira (24), no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com Rua Brasília, sejam reprisadas ao longo da semana que antecede a eleição.

“A iniciativa dos procuradores é uma demonstração de que Democracia é algo que a todos nos diz respeito e que se aperfeiçoa no dia-a-dia. É como a base bem preparada de uma casa nossa, erguida sobre fortes alicerces. Esses alicerces são os votos dos cidadãos. Então, o que essa experiência do Ministério Público Federal quer dizer é que quanto mais fiel nós formos na definição dos nossos representantes, mais sólidas serão as bases da nossa democracia. Por isso, é essencial que todos valorizemos essa escolha, elegendo, de modo consciente, o candidato que julgar com mais condições para conduzir os destinos de Rondônia e do País”, disse Marinha Raupp ao justificar o seu pedido.

O “Pit Stop do Voto Consciente” a que se referiu a deputada Marinha Raupp, conforme explicou, consistiu em distribuir entre os motoristas dos veículos parados em cada fechamento do sinal de trânsito, folders e adesivos da campanha do Voto Consciente do Ministério Público Federal (MPF), além da 'colinha' da Justiça Eleitoral.

O material era entregue por servidores do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), advogados do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero) e por acadêmicos de Direito da Faro. Durante o 'Pit Stop do Voto Consciente' faixas e banners reforçavam o tema da campanha, carro de som veiculava os jingles da Justiça Eleitoral lembrando os eleitores de levarem, além do título de eleitor, outro documento com foto para a votação no dia 3 de outubro, segundo matéria divulgada na página de Internet do próprio MPF/RO.

O objetivo da mobilização, de acordo com a assessoria da instituição, foi de conscientizar o eleitor e pedir a sua colaboração para que sejam proliferadores da campanha, já que receberam material com orientações sobre a importância das eleições limpas e como denunciar os casos de corrupção eleitoral. O Ministério Público do Estado (MP/RO) e a Associação do MP (Ampro) também foram parceiros do “Pit Stop do Voto Consciente”.

A deputada elogiou o esforço de todos os envolvidos e disse que a iniciativa do MPF é também uma lição para ela e para seus colegas do Congresso Nacional. “Reconheço que estamos devendo essa ao povo brasileiro, pois ainda não fizemos o dever de casa, que é a reforma política. Mas as instituições e o povo, com sabedoria, estão fazendo por nós, na prática, com campanhas como essa pelo voto consciente. Isso é bom para a democracia, mas que nos sirva, principalmente a nós congressistas, de lição”, finalizou a deputada.

Fonte: Edna Okabayashi
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom