Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana justifica voto no relatório da MP da transposição



A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) explicou porque votou apenas no texto principal do relatório da Medida Provisória 660/14 que regulamenta a emenda constitucional (PEC 79), antiga PEC 111 que garante aos servidores dos ex – territórios de Rondônia, Amapá e Roraima, o direito de optarem pela permanência nos quadros de pessoal da União.

Segundo ela, o relator da comissão mista que aprovou a emenda nesta semana, deputado Silas Câmara ( PSD – AM), acatou 37 das 68 emendas apresentadas, acrescentando ao texto alguns pontos que causaram impasse, entre as emendas 40 e 41 que tratam de atribuições referentes aos cargos da Receita Federal que no entendimento da parlamentar não podem ser tratados pelo Congresso Nacional, uma vez que é atribuição exclusiva do Poder Executivo.

“A questão da Receita seria tratada em outro momento para não retardar mais ainda a solução para os servidores do nosso estado que aguardam essa medida há muitos anos”, frisou a tucana, ressaltado que sua intenção é garantir celeridade na votação da medida que será apreciada na Câmara e depois no Senado. “A tramitação na Câmara será mais rápido sem as emendas”, argumentou Mariana.

Ela disse que está trabalhando junto aos demais parlamentares, inclusive da bancada de Rondônia, a votação do texto principal do relatório e que vai lutar pelos direitos dos servidores de toda a administração e não apenas da administração autárquica e fundacional.

Mariana Carvalho reafirmou a necessidade de a medida contemplar policiais e bombeiros militares, inclusive inativos dos extintos territórios dos mesmos soldos adicionais, gratificações, vantagens e demais direitos remuneratórios concedidos aos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal, assim como assistência à saúde garantida aos servidores públicos federais.

O presidente da Associação Dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (ASSFAPOM) , tenente Costa, a principio ficou preocupado com a forma como a MP foi aprovada, mas reconheceu que realmente sem as emendas 40 e 41 facilitará a tramitação medida e a sua categoria será beneficiada mais rapidamente.

Fonte: João Albuquerque 
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)