Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho integra CPI que investiga violência contra jovens no Brasil


 Mariana Carvalho integra CPI que investiga violência contra jovens no Brasil - Gente de Opinião

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) é a 2ª vice – presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada na Câmara dos Deputados para apurar as causas, bem como as consequências econômicas e sociais do aumento de mortes e desaparecimentos de jovens negros no Brasil.

Durante reunião do colegiado, a tucana destacou a necessidade de políticas públicas para garantir qualidade de vida e mais igualdade social entre os jovens. “O papel da educação é fundamental para acabar com a violência e o preconceito”, frisou a tucana.

Ela destacou que em Rondônia a situação dos jovens é preocupante por causa da divisa com a Bolívia que facilita a entrada de drogas e o aumento da prostituição. “Com a chegada das usinas, os problemas sociais aumentaram e os jovens rondonienses precisam de oportunidades para ter uma vida digna”, alertou.

Segundo o Mapa da Violência 2014, os homicídios são hoje a principal causa da mortalidade de jovens entre 15 e 24 anos no Brasil, atingindo principalmente, negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas.

O levantamento é baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que tem como fonte os atestados de óbito emitidos em todo o país.

O autor do mapa, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diz que o sistema do Ministério da Saúde foi criado em 1979 e que produz dados confiáveis desde 1980.

Nas últimas seis décadas, conforme o estudo, surgiu um novo cenário no que tange a mortalidade juvenil: Epidemias e doenças infecciosas foram substituídas por acidentes de trânsito e homicídios.

Essa questão chamou a atenção dos parlamentares, a exemplo da tucana Mariana Carvalho que aos 28 anos é uma das mais jovens congressistas da atual Legislatura e na CPI quer representar os anseios da juventude brasileira.

Composta por 22 deputados, entre titulares e suplentes, a CPI da Morte e Desaparecimento de Jovens Negros tem um prazo de seis meses para concluir os trabalhos.

Além da tucana como 2ª vice - presidente, a CPI é formado pelo seu presidente, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o 1º vice – presidente, o deputado Orlando Silva (PC do B – SP) e o deputado Wilson Filho (PTB – PB) como 3º vice – presidente, além da deputada Rosangela Gomes (PRB – RJ) como relatora.
 

Fonte: João Albuquerque
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)