Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho divulga portal que garante a participação popular na CPI



Na condição de 2ª vice – presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a violência contra jovens pobres e negros, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) está divulgando o portal que foi lançado para a população participar dos trabalhos da CPI.Mariana Carvalho divulga portal que garante a participação popular na CPI  - Gente de Opinião

Segundo ela, a comunidade virtual foi criada com objetivo de promover a participação da sociedade nos trabalhos do colegiado que visam apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil.

“É muito importante à colaboração da sociedade  nessa causa”, observou a tucana, informando que por meio do endereço eletrônico http://edemocracia.camara.gov.br/web/violencia-contra-jovens-negros-e-pobres/inicio#.VUPKidJViko o público   poderá interagir, dando a sua colaboração.

O portal tem como objetivo abrir espaço para quem se   interessar em   discutir   o tema da CPI, participando das audiências públicas e dos fóruns de debates apresentando críticas, ideias e sugestões.

A comissão  para apurar as causas, bem como as consequências econômicas e sociais do aumento de mortes e desaparecimentos de jovens negros no Brasil foi instalada na Câmara dos Deputados no último mês de março.

Integrante da bancada jovem no Congresso Nacional, Mariana Carvalho destacou a necessidade de políticas públicas para garantir qualidade de vida e mais igualdade social entre os jovens.

Ela destacou que em Rondônia a situação dos jovens é preocupante por causa da divisa com a Bolívia que facilita a entrada de drogas e contribui para o aumento da prostituição.

“Com a chegada das usinas, os problemas sociais aumentaram e os jovens rondonienses precisam de oportunidades para ter uma vida digna”, alertou. “O papel da educação é fundamental para acabar com a violência e o preconceito”.

Composta por 22 deputados, entre titulares e suplentes, a CPI da Morte e Desaparecimento de Jovens Negros tem um prazo de seis meses para concluir os trabalhos.

Além da tucana como 2ª vice - presidente, a comissão  é formada pelo seu presidente, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o 1º vice – presidente, o deputado Orlando Silva (PC do B – SP) e o deputado Wilson Filho (PTB – PB) como 3º vice – presidente, além da deputada Rosangela Gomes (PRB – RJ) como relatora.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)