Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marcelo Thomé afirma a necessidade de blindar Rondônia contra a crise


 Marcelo Thomé afirma a necessidade de blindar Rondônia contra a crise - Gente de Opinião

Marcelo Thomé, da Fiero (d), com os secretários de Agricultura de Mato Grosso,
Suelme Evangelista (c) e de Rondônia, Evandro Padovani

Iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) em parceria com o Sistema Fiero, o evento foi realizado na tarde desta segunda-feira, 29 de fevereiro, no salão de convenções da Casa da Indústria. A programação contou com cinco apresentações de técnicos da Sedam; Idaron; Emater e Sebrae, tendo como público-alvo comissão de técnicos e autoridades do Mato Grosso, que vieram a Rondônia conhecer as potencialidades do pirarucu.

Para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, Rondônia vem experimentando uma curva de crescimento, em especial no agronegócio e também na pecuária. A estratégia da Federação das Indústrias é ampliar o potencial exportador das empresas locais preparando os empresários rondonienses para a internacionalização de suas atividades. “Precisamos blindar o estado das crises do país e o campo está extremamente favorável. O potencial exportador das nossas empresas é enorme. É uma pena que no Brasil, apenas dez por cento do PIB Nacional seja formado por exportação. Isso demonstra o quanto podemos crescer nesta área”, disse.

De acordo com Thomé, a discussão acerca do desenvolvimento econômico, da produção agropecuária de Rondônia é oportuna, porque ano após ano, o crescimento tem sido vertiginoso nestas áreas, e então criar o ambiente legal, criar as ferramentas para estimular cada vez mais o crescimento e o desenvolvimento da produção do estado, é urgente.

Em seu ponto de vista, o agronegócio sustenta o Brasil e em função das oportunidades, o patamar alcançado na piscicultura, foco deste encontro, Rondônia é o maior produtor de peixe em cativeiro do país, salvo engano são mais de 80 mil toneladas. “O fato é que estamos crescendo muito e com qualidade. O que precisamos é criar mecanismos para transformar esta produção e vender com valor agregado. Mas vender para quem? Vender por onde? Como vamos escoar esta produção? Talvez não seja o foco desta discussão, mas ela é pertinente, e estas indagações precisam de respostas” argumentou.

Para o presidente da Fiero, é interessante que estas discussões sejam regionalizadas, pois a economia regional fortalece a economia de cada estado, e discutir estes temas fortalece e melhora a qualidade das decisões, por isso a Fiero está sempre de portas abertas para falar de desenvolvimento e progresso do estado.

O titular da Seagri, Evandro Padovani, falou que a comissão de técnicos do Mato Grosso pode contar com o apoio do governo estadual. “Nossos técnicos prepararam estas apresentações sobre a cadeia produtiva do peixe. Rondônia assumiu a liderança nacional da produção de peixes nativos em cativeiro. Nossa meta é chegar a 250 mil toneladas até 2018. O potencial hídrico de Rondônia é fantástico e o estado tem muito a se desenvolver, é importante estarmos mais perto do Mato Grosso, trocar experiências, intercambiar os resultados dos experimentos, e temos muito a avançar juntos e esta troca de ideias fortalece a região” declarou o secretário.

Antes das apresentações, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Mato Grosso, Suelme Evangelista, disse que a aproximação visa estabelecer cooperações técnicas para continuar avançando na qualidade dos produtos agrícolas produzidos pelos dos dois estados. Ele lembra que Mato Grosso tem muito a aprender com Rondônia, por sua configuração social, tem o desenvolvimento socioeconômico mais equilibrado, mais nivelado e sem tantas desigualdades regionais.

“Viemos com uma equipe técnica para conhecer as potencialidades da produção do pirarucu e estamos interessados em conhecer esta experiência bem-sucedida”, disse o secretário mato-grossense. “Em matéria de tecnologia estamos muito atrasados e temos certeza que a Embrapa vai nos ajudar e a contribuição da Emater também será fundamental, assim como a Sedam e o Sebrae. Esperamos que os resultados sejam positivos para a economia do Mato Grosso como tem sido para Rondônia”, comentou Evangelista.

Apresentações

A primeira apresentação foi da Emater e abordou a Cadeia produtiva pirarucu, perfil dos piscicultores, pela engenheira de Pesca da GETEC/Emater - RO, Maria Mirtes de Lima Pinheiro. A segunda apresentação da Emater teve como tema a Unidade de Produção Integrada, ministrada pelo gerente local e engenheiro florestal, Marcos Carvalho, que ressaltou, a proposta de utilizar a Piscicultura e Agricultura de base familiar de forma integrada como instrumento de desenvolvimento sustentável regional.

A equipe da Coordenação de Geoprocessamento e Cadastro Agropecuário GIDSA / CGCA do Idaron apresentou o Plano Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos – RO. O técnico do Sebrae/RO, João Machado falou sobre o Projeto Pirarucu da Amazonia. Na sequencia a gerente de Pesca e Aquicultura e Manejo de Fauna GPAMF/Sedam, Marli Lustosa Nogueira abordou o licenciamento ambiental da aquicultura em Rondônia. Ela citou ainda as principais espécies comerciais produzidas no estado. Tambaqui – 85% e Pirarucu, pintado e Jatuarana – 15%.

Fonte: Carlos Araújo 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)