Segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 - 13h09
![]() |
A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Porto Velho, Mara Regina Araújo, participou durante a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, do lançamento do livro “Autonomia e Cidadania: Política de organização produtiva para as mulheres no meio rural”. O livro foi organizado pela diretora de Políticas para Mulheres Rurais, Andrea Butto, e por Isolda Dantas, coordenadora geral de Acesso à Terra e Cidadania. A 3ª CNPM é resultado de processo participativo que mobilizou milhares de mulheres em todo o País interessadas em participar da gestão e do controle social.
Sobre o livro Mara Regina explica que é uma publicação composta por artigos que fazem uma reflexão sobre os grupos produtivos de mulheres no âmbito da economia, uma análise de como a perspectiva de gênero tem sido abordada na política de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e sobre a participação das mulheres agricultoras no Programa de Aquisição de Alimentos.
Mara Regina explica que a obra veio de encontro com a proposta da 3ª Conferência Nacional. “Durante a conferência o grande debate foi entorno da autonomia das mulheres. Dados mostram que o empobrecimento das mulheres rurais é um fenômeno mundial. Ainda faltam oportunidades de acesso ao crédito, à educação, saúde, aos serviços de apoio e às políticas públicas.
Apesar dos avanços ainda é preciso lutar muito mais pela inclusão das mulheres nos processos de produção e geração de renda. Tê-las na participação das decisões, nos sindicatos, associações e cooperativas que ainda é pequena. Esta obra mostra exatamente este processo e também que é cada vez maior o numero de mulheres que evidenciam nacionalmente o assunto, como esta publicação, e mobilizam as esferas do poder em busca de soluções”, relatou.
Fonte: Meiry Santos/MDA
Charge: Márcio Bortolete
Foto:Frank Néry
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar