Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mais um capítulo na novela da transposição


Continuando a novela da Transposição, a Bancada Federal de Rondônia e os dirigentes sindicais dos servidores viveram na tarde desta quarta-feira (14), no ministério do Planejamento, em Brasília, mais um capítulo para tratar da situação dos servidores estaduais que pretendem passar para o quadro federal: o novo secretário executivo do ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, que substituiu o ex-secretário Duvanier Paiva, falecido recentemente, não deu nenhum prazo definitivo para que o processo comece, e muito menos para que seja concluído.

Solicitada pela coordenação da bancada os senadores Ivo Cassol e Valdir Raupp, os deputados federais Carlos Magno, Nilton Capixaba, Moreira Mendes, Mauro Naziff, Padre Tom, Nathan Donadon e Marinha Raupp, além dos dirigentes sindicais presentes, argumentaram com o novo secretário executivo que a novela da transposição já passou dos limites de se encerrar, e que tanto os servidores quanto o Governo do Estado espera uma definição do Ministério do Planejamento para decidirem suas vidas.

O senador Ivo Cassol argumento que “a verdade é uma só: se o Governo Federal quisesse já teria resolvido tudo. Os servidores esperam uma definição para optarem pela aposentadoria no quadro federal ou no estadual, o Governo precisa saber quantos irão sair para fazer novos concursos e repor os que irão sair e nós os representantes do povo ficamos apanhando porque não resolvemos nada aqui. Até agora não aconteceu nada, somente promessas, ninguém foi beneficiado, nenhum tostão foi economizado e os servidores continuam esperando uma decisão: quem tem direito e quando vai acontecer a transposição de verdade. Até quando isso vai durar?”, questionou o senador.

Os demais deputados e sindicalistas presentes à reunião igualmente cobraram uma posição do ministério, uma vez que a Lei que rege a transposição foi aprovada e sancionada pela presidente Dilma Roussef, numa grande solenidade em Porto Velho, mas na prática nada aconteceu, apenas promessas e jogo de empurra, argumentos aceitos pelo novo secretário, que se comprometeu em acelerar o processo e começar na prática a esclarecer as dúvidas, definir quem terá direito e instalar a equipe do ministério em Rondônia para cadastrar os servidores que pretendem transpor para o quadro federal.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)