Quarta-feira, 14 de março de 2012 - 18h05
Continuando a novela da Transposição, a Bancada Federal de Rondônia e os dirigentes sindicais dos servidores viveram na tarde desta quarta-feira (14), no ministério do Planejamento, em Brasília, mais um capítulo para tratar da situação dos servidores estaduais que pretendem passar para o quadro federal: o novo secretário executivo do ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, que substituiu o ex-secretário Duvanier Paiva, falecido recentemente, não deu nenhum prazo definitivo para que o processo comece, e muito menos para que seja concluído.
Solicitada pela coordenação da bancada os senadores Ivo Cassol e Valdir Raupp, os deputados federais Carlos Magno, Nilton Capixaba, Moreira Mendes, Mauro Naziff, Padre Tom, Nathan Donadon e Marinha Raupp, além dos dirigentes sindicais presentes, argumentaram com o novo secretário executivo que a novela da transposição já passou dos limites de se encerrar, e que tanto os servidores quanto o Governo do Estado espera uma definição do Ministério do Planejamento para decidirem suas vidas.
O senador Ivo Cassol argumento que “a verdade é uma só: se o Governo Federal quisesse já teria resolvido tudo. Os servidores esperam uma definição para optarem pela aposentadoria no quadro federal ou no estadual, o Governo precisa saber quantos irão sair para fazer novos concursos e repor os que irão sair e nós os representantes do povo ficamos apanhando porque não resolvemos nada aqui. Até agora não aconteceu nada, somente promessas, ninguém foi beneficiado, nenhum tostão foi economizado e os servidores continuam esperando uma decisão: quem tem direito e quando vai acontecer a transposição de verdade. Até quando isso vai durar?”, questionou o senador.
Os demais deputados e sindicalistas presentes à reunião igualmente cobraram uma posição do ministério, uma vez que a Lei que rege a transposição foi aprovada e sancionada pela presidente Dilma Roussef, numa grande solenidade em Porto Velho, mas na prática nada aconteceu, apenas promessas e jogo de empurra, argumentos aceitos pelo novo secretário, que se comprometeu em acelerar o processo e começar na prática a esclarecer as dúvidas, definir quem terá direito e instalar a equipe do ministério em Rondônia para cadastrar os servidores que pretendem transpor para o quadro federal.
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),