Segunda-feira, 4 de novembro de 2013 - 21h13
Mais de 700 profissionais da Saúde iniciaram no sábado, 2, o curso de Suporte Básico de Vida (BLS) oferecido pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O curso é ministrado pelo Instituto Nacional do Coração (Incor), Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), instituições de renome nacional.
A qualificação faz parte de um pacote de treinamento e capacitação oferecido pelo governo do Estado. No total, 11 cursos serão oferecidos para profissionais da Saúde de diversas áreas. A meta é a revisão sistemática dos principais cuidados aplicados no suporte básico de vida, atendimento no suporte avançado no trauma, na cardiologia, na pediatria e cuidados intensivos para pacientes em unidade de terapia intensiva- UTI.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, mais de milhão e duzentos mil reais serão investidos pelo Estado para a capacitação dos profissionais. De acordo com o secretário, há uma preocupação do governo de investir na melhoria da qualidade do atendimento, dos serviços oferecidos e principalmente na humanização. Para que isso aconteça, a qualificação é fundamental, explica.
De acordo com Pimentel, os cursos são destinados aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem da rede Estadual de Saúde: Hospital de Base (HB) e Hospital Pronto Socorro João Paulo II - AMI 24h (Assistência Médica Intensiva), Cemetron, Pronto Socorro Infantil Cosme Damião, Hospital Regional de Cacoal, Hospital Regional de Buritis, Hospital Regional de Extrema, Hospital Regional de São Francisco, e Policlínica Oswaldo Cruz.
REDE CEGONHA
Dentre os programas de saúde desenvolvidos pela Sesau está o Rede Cegonha. De acordo com Pimentel, para cada dez bebês nascidos na maioria dos estados do Brasil, pelo menos sete passaram pelo programa Rede Cegonha.
Segundo ele, trata-se um novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, que tem como objetivo principal garantir a assistência humanizada e qualificada desde o planejamento familiar, pré-natal, parto, nascimento e crescimento, e desenvolvimento infantil até os dois anos de idade.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS), operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito à ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, explica o secretário.
O programa assegura, também, transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto e vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto.
Fonte: Zacarias Lima / Sesau / Decom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)