Segunda-feira, 27 de junho de 2011 - 17h14
Mais de 300 pessoas foram atendidas no último sábado, 25, no plantão da Bolsa Família realizado pela Prefeitura de Porto Velho na zona Leste da cidade. O atendimento foi na escola Ulisses Soares Ferreira, no bairro JK, e este foi o último plantão naquela região. Antes já haviam ocorrido dois plantões, um dia 11, na Escola Municipal Pingo de Gente, no Ulysses Guimarães, e o outro, no dia 18, na Escola Municipal Estela Compasso, no Marcos Freire. Os próximos plantões estão programas para agosto, quando atenderá as famílias beneficiárias da zona Sul. “Nesses plantões realizamos o recadastramento, mas também cadastramentos, revisão e atualização de cadastros atuais”, explicou o coordenador do Cadastro Único (CadUnico), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cristovam César.
As famílias deverão prestar informações e atualizar dados sobre endereço; renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar, além da composição familiar. O recadastramento é obrigatório. Quem ficar sem atualizar os dados, terá o benefício bloqueado a partir de novembro. E se a pendência não for regularizada até 30 de dezembro o benefício será cancelado.
Para fazer o recadastramento, o beneficiário tem que levar o cartão do Bolsa Família, RG, CPF ou título de eleitor, e carteira de trabalho (caso assinada, levar contracheque). Os outros beneficiários têm que apresentar carteira de identidade, para os maiores de 18 anos e/ou certidão de nascimento, para os menores de 18 anos, além de carteira de trabalho para todos os maiores (caso assinada, levar contracheque) e comprovante de residência. No caso de menores de sete anos, é exigido cartão de vacinação atualizado. Para estudantes até 18 anos, atestado de frequência escolar ou de matrícula.
Atualmente mais de 23 mil famílias recebem o Bolsa Família em Porto Velho. Desse total, sem a computação dos plantões realizados na zona Leste, o número de recadastrados chega a 11 mil beneficiários. Para o coordenador do CadUnico, como o recadastramento vai até 31 de outubro, a procura maior deverá ocorrer entre o final de setembro e o mês de outubro.
Os plantões têm como foco as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, que muitas vezes não têm condições de se deslocar por meios próprios até a Semas, no centro da cidade. “Por isso estamos indo diretamente a esses beneficiários porque nossa meta é recadastrara todas as 23 mil famílias. Por outro lado, é uma iniciativa que serve para diminuir a distância entre a gestão municipal e a população”, disse o coordenador.
O Bolsa Família é o maior e o mais ambicioso programa de transferência de renda da história do Brasil. Foi lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e visa combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país. Por meio do programa, o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.
É um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro o acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social e é executado em parceria com os municípios.
Fonte: Joel Elias
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes