Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Magistrados de RO fazem curso sobe Justiça Restaurativa


 

Gente de Opinião

Em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Embaixada do Canadá, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, na segunda-feira (19), o curso Justiça Restaurativa, Princípios e Valores. O curso tem participação da PhD e professora canadense Evelyn Zellerer, que é especialista em círculos de paz, justiça restaurativa e governança consciente.

A Justiça Restaurativa é uma prática de solução de conflitos que visa a resolução de outras dimensões do problema que não apenas a punição, como, por exemplo, a reparação de danos emocionais. Há relatos de sua aplicação em todas as áreas dos tribunais, em demandas coletivas ou individuais. A modalidade promove a responsabilização do ofensor por meio do diálogo entre ele e sua vítima, podendo ainda haver a participação da comunidade e de órgãos governamentais no acordo.

Até hoje, sexta-feira (23), quatro turmas serão realizadas, proporcionando a 80 magistrados, estaduais e federais de vários estados, conhecer e compreender os fundamentos do modelo retributivo de justiça, passando a considerar a Justiça Restaurativa como alternativa de maior resolutividade social, com base na participação dos envolvidos em práticas dialogadas e comunitárias.

Os magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia Márcia Regina Gomes Serafim, da 1ª Vara Criminal de Colorado D'Oeste; Arlen José Silva de Souza, da Vara de Delitos de Entorpecentes da Capital, e Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, da 8ª Vara Cível, estão recebendo a formação. “Este movimento (de uso da justiça restaurativa) é nacional e precisamos participar, passando a olhar para novas formas de abordar o conflito, já que o conflito não está restrito às partes”, afirmou Úrsula.

Além da aplicação do conhecimento na jurisdição, a capacitação dos magistrados permitirá o aprimoramento da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, da Emeron, na qual Arlen Souza e Úrsula Gonçalves são professores. “Estamos dando um grande passo para a cultura de paz ao participar desse curso e ao podermos utilizar esses conhecimentos na prática da jurisdição e também na disciplina Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, onde discutimos e trabalhamos essa técnica”, concluiu Arlen, se referindo a disciplina na qual é titular.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)