Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Magistrados acompanham terapia aplicada a presos que frequentam a Acuda




Na última semana, um grupo de magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia acompanhou a aplicação da terapia Constelação Familiar nos presos que frequentam a Acuda – Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso. A mesma técnica é adotada pelo Poder Judiciário, por isso os magistrados quiseram acompanhar de perto o trabalho aplicado no grupo. A técnica foi ministrada em palestra pelo psicoterapeuta Antônio Ferrara, que já ministrou outras terapias aos apenados, como a Gestalt, por exemplo, com ótimas repercussões no processo de ressocialização.Gente de Opinião

“É uma terapia fantástica, traz uma estrutura emocional, psicológica e acima de tudo espiritual”, reflete o diretor da Acuda, Rogério Araújo, que aposta na diversificação de atividades para reintegrar o preso à sociedade. “Uma soma de fatores pode levar o indivíduo a cometer um crime, por isso é necessário utilizar também um legue de recursos para tirá-lo desse mundo”, completou.

Para a juíza Silvana Freitas, habilitada para aplicar a técnica aos colegas magistrados, a terapia busca a inclusão, pois é baseada em princípios como ordem, hierarquia e a busca pelo equilíbrio entre o dar e receber. “É muito bonito ver isso acontecendo porque não são apenas presos, são seres humanos. Todos têm suas dores e todos precisam de um tratamento. Então o objetivo é tratar o ser humano, devolver o ser humano melhor para um convívio social, é isso que a Acuda busca”.

Gente de OpiniãoÀ frente das execuções penais por dez anos, o juiz Arlen José Silva de Souza tem a experiência necessária para verificar quão complicada é a situação da segurança pública, por isso afiança que a técnica que está sendo utilizada pela Acuda precisa ser amparada. “Sem dúvida nenhuma traz para o sistema prisional uma possibilidade muito grande de reintegração. Não é possível mais imaginar que as cadeias vão resolver os erros, porque não vão resolver.”

Frequentando a Acuda há sete meses, Janiel Galdino acha muito bom participar do projeto, pois é uma chance de recomeçar. “Quando eu sair daqui quero cuidar da minha família, pois não dava valor a eles. Vou sair um homem melhor, pensando no futuro”  disse.

Constelação Familiar

A terapia é voltada para o autoconhecimento, visa descobrir e reconhecer como os problemas que existiram nos antepassados ou os existentes na família afetam a pessoa ou de como ela é afetada por acontecimentos (passados ou atuais) da sua família e por vezes de seus amigos. O terapeuta solicita informações sobre fatos relacionados à família, e durante a palestra o ministrante tenta buscar junto ao paciente a causa do sofrimento.

Utilizada no âmbito da justiça, a constelação permite identificar os conflitos por trás das demandas judiciais gerando impacto tanto sobre os indivíduos envolvidos diretamente na causa, quanto àqueles envolvidos indiretamente, como família e filhos, resultando não só na resolução da lide, mas na pacificação social.

A instituição

A Acuda – Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso, desenvolve um trabalho exemplar de ressocialização no sistema prisional de Rondônia. A instituição trabalha com vários projetos que buscam inserir os detentos na sociedade. Fundada em 2001, a associação já atendeu mais de 1.500 cidadãos em conflito com a lei.

Os detentos participam de terapias alternativas como massagens, reike, banho de argila e até meditação. Trabalham na oficina mecânica montada na sede da associação, confeccionam artesanato de cerâmica, tapeçaria, marcenaria, e cultivam horta e flores ornamentais. Toda a produção é vendida na loja que fica na sede da entidade, junto ao complexo penitenciário.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Ascom /TJRO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)