Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Magistrada de RO assume Presidência de Fórum Nacional


A juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima, titular do 1º Juizado Cível e Criminal da Comarca de Ji-Paraná, é a nova representante do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). Na sexta-feira (26), da semana que passou, a Magistrada de Rondônia foi eleita, por aclamação, Presidenta do Fonaje, no XXII encontro realizado em Manaus (AM). Para Vice-Presidência foi eleita uma Juíza do Estado de Goiás. Os mandados de presidente e vice-presidente do Fonaje têm a duração de um ano, sem recondução ao cargo no período subseqüente. O encontro iniciou quarta-feira (24) e encerrou na última sexta-feira (26).

A eleição da presidência do Fonaje, que tradicionalmente encerra o encontro, dessa vez aconteceu, ainda, durante o Fórum, por meio de assembléia-geral, com a participação de magistrados, promotores de justiça, servidores e advogados de todas as regiões do Brasil.

A escolha da presidência do Fonaje obedece ao critério de rodízio por região, ou seja, região Nordeste; Sudeste, Norte; Centro Oeste e Sul do Brasil. Obedecendo a essa ordem, a presidência foi escolhida dentre os magistrados dos juizados especiais da região norte, sendo escolhida para direção majoritária da Instituição a juíza Maria Abadia do Judiciário do Estado de Rondônia.

A juíza, que também é a Presidente da Turma Recursal de Ji-Paraná já ocupou a Vice-Presidência da AMB- da Associação dos Magistrados Brasileiros, eleita para o biênio 2000/2001; a vice-Presidência da AMERON - Associação dos Magistrados de Rondônia, em dois biênios consecutivos (1999/ 2002), e agora eleva novamente o nome do Judiciário Rondoniense no cenário jurídico nacional.

O Fonaje tem por objetivos congregar magistrados do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais dos Estados e do Distrito Federal; aperfeiçoar o sistema de juizados especiais e, por intercâmbio, promover a atualização de seus membros; uniformizar a metodologia de trabalho e procedimentos e editar enunciados; analisar e propor projetos legislativos de interesse de juizados especiais, assim como, intercâmbio, dentro dos limites de sua finalidade, com entidades de natureza jurídica e social do País e do exterior.

Em recente pesquisa, realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, constatou-se que os Juizados Especiais têm o melhor nível de aprovação dentre todos os órgãos do Poder Judiciário, alcançando índice superior a 70%. Por isso, o Fórum Nacional de Juizados Especiais, agora presidido pela Juíza Rondoniense, tem importante papel na continuidade e na melhoria deste índice, por meio de ações que realiza constantemente. Além da Juíza Maria Abadia, também compõe a direção do Fonaje, o desembargador Paulo Kiyochi Mori, do Tribunal de Justiça de Rondônia, como representante da Região Norte.

Com 10 anos de existência, o Fonaje foi instalado em 1997 em face da necessidade de aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos juizados especiais, com base na troca de informações e, sendo possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o Território Nacional.

O próximo Fórum está previsto para ser realizado no Estado de Roraima – RR, no mês de maio do próximo ano de 2008.

Orgulhosos com a conquista da Magistrada Ji-Paranaense, servidores do Juizado Especial, organizaram recepção. Faixas, cartazes, flores e um café da manhã foi oferecido à Titular da Vara dos Juizados Especiais, Dra. Maria Abadia C M S Lima.

Servidores e colegas da magistratura, orgulhosos manifestaram apoio e votos de sucesso. Durante o evento, o Juiz de Direito Dr. Edson Sassamoto, fez uma bela oração e discursou sobre a importância do cargo ocupado pela Juíza Maria Abadia, não apenas para a Comarca da magistrada, mas para o Estado de Rondônia.

Fonte: TJRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)