Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Magistrada de RO assume Presidência de Fórum Nacional


A juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima, titular do 1º Juizado Cível e Criminal da Comarca de Ji-Paraná, é a nova representante do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). Na sexta-feira (26), da semana que passou, a Magistrada de Rondônia foi eleita, por aclamação, Presidenta do Fonaje, no XXII encontro realizado em Manaus (AM). Para Vice-Presidência foi eleita uma Juíza do Estado de Goiás. Os mandados de presidente e vice-presidente do Fonaje têm a duração de um ano, sem recondução ao cargo no período subseqüente. O encontro iniciou quarta-feira (24) e encerrou na última sexta-feira (26).

A eleição da presidência do Fonaje, que tradicionalmente encerra o encontro, dessa vez aconteceu, ainda, durante o Fórum, por meio de assembléia-geral, com a participação de magistrados, promotores de justiça, servidores e advogados de todas as regiões do Brasil.

A escolha da presidência do Fonaje obedece ao critério de rodízio por região, ou seja, região Nordeste; Sudeste, Norte; Centro Oeste e Sul do Brasil. Obedecendo a essa ordem, a presidência foi escolhida dentre os magistrados dos juizados especiais da região norte, sendo escolhida para direção majoritária da Instituição a juíza Maria Abadia do Judiciário do Estado de Rondônia.

A juíza, que também é a Presidente da Turma Recursal de Ji-Paraná já ocupou a Vice-Presidência da AMB- da Associação dos Magistrados Brasileiros, eleita para o biênio 2000/2001; a vice-Presidência da AMERON - Associação dos Magistrados de Rondônia, em dois biênios consecutivos (1999/ 2002), e agora eleva novamente o nome do Judiciário Rondoniense no cenário jurídico nacional.

O Fonaje tem por objetivos congregar magistrados do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais dos Estados e do Distrito Federal; aperfeiçoar o sistema de juizados especiais e, por intercâmbio, promover a atualização de seus membros; uniformizar a metodologia de trabalho e procedimentos e editar enunciados; analisar e propor projetos legislativos de interesse de juizados especiais, assim como, intercâmbio, dentro dos limites de sua finalidade, com entidades de natureza jurídica e social do País e do exterior.

Em recente pesquisa, realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, constatou-se que os Juizados Especiais têm o melhor nível de aprovação dentre todos os órgãos do Poder Judiciário, alcançando índice superior a 70%. Por isso, o Fórum Nacional de Juizados Especiais, agora presidido pela Juíza Rondoniense, tem importante papel na continuidade e na melhoria deste índice, por meio de ações que realiza constantemente. Além da Juíza Maria Abadia, também compõe a direção do Fonaje, o desembargador Paulo Kiyochi Mori, do Tribunal de Justiça de Rondônia, como representante da Região Norte.

Com 10 anos de existência, o Fonaje foi instalado em 1997 em face da necessidade de aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos juizados especiais, com base na troca de informações e, sendo possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o Território Nacional.

O próximo Fórum está previsto para ser realizado no Estado de Roraima – RR, no mês de maio do próximo ano de 2008.

Orgulhosos com a conquista da Magistrada Ji-Paranaense, servidores do Juizado Especial, organizaram recepção. Faixas, cartazes, flores e um café da manhã foi oferecido à Titular da Vara dos Juizados Especiais, Dra. Maria Abadia C M S Lima.

Servidores e colegas da magistratura, orgulhosos manifestaram apoio e votos de sucesso. Durante o evento, o Juiz de Direito Dr. Edson Sassamoto, fez uma bela oração e discursou sobre a importância do cargo ocupado pela Juíza Maria Abadia, não apenas para a Comarca da magistrada, mas para o Estado de Rondônia.

Fonte: TJRO

Mais Sobre Política

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es