Segunda-feira, 29 de outubro de 2007 - 14h20
A juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima, titular do 1º Juizado Cível e Criminal da Comarca de Ji-Paraná, é a nova representante do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). Na sexta-feira (26), da semana que passou, a Magistrada de Rondônia foi eleita, por aclamação, Presidenta do Fonaje, no XXII encontro realizado em Manaus (AM). Para Vice-Presidência foi eleita uma Juíza do Estado de Goiás. Os mandados de presidente e vice-presidente do Fonaje têm a duração de um ano, sem recondução ao cargo no período subseqüente. O encontro iniciou quarta-feira (24) e encerrou na última sexta-feira (26).
A eleição da presidência do Fonaje, que tradicionalmente encerra o encontro, dessa vez aconteceu, ainda, durante o Fórum, por meio de assembléia-geral, com a participação de magistrados, promotores de justiça, servidores e advogados de todas as regiões do Brasil.
A escolha da presidência do Fonaje obedece ao critério de rodízio por região, ou seja, região Nordeste; Sudeste, Norte; Centro Oeste e Sul do Brasil. Obedecendo a essa ordem, a presidência foi escolhida dentre os magistrados dos juizados especiais da região norte, sendo escolhida para direção majoritária da Instituição a juíza Maria Abadia do Judiciário do Estado de Rondônia.
A juíza, que também é a Presidente da Turma Recursal de Ji-Paraná já ocupou a Vice-Presidência da AMB- da Associação dos Magistrados Brasileiros, eleita para o biênio 2000/2001; a vice-Presidência da AMERON - Associação dos Magistrados de Rondônia, em dois biênios consecutivos (1999/ 2002), e agora eleva novamente o nome do Judiciário Rondoniense no cenário jurídico nacional.
O Fonaje tem por objetivos congregar magistrados do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais dos Estados e do Distrito Federal; aperfeiçoar o sistema de juizados especiais e, por intercâmbio, promover a atualização de seus membros; uniformizar a metodologia de trabalho e procedimentos e editar enunciados; analisar e propor projetos legislativos de interesse de juizados especiais, assim como, intercâmbio, dentro dos limites de sua finalidade, com entidades de natureza jurídica e social do País e do exterior.
Em recente pesquisa, realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros AMB, constatou-se que os Juizados Especiais têm o melhor nível de aprovação dentre todos os órgãos do Poder Judiciário, alcançando índice superior a 70%. Por isso, o Fórum Nacional de Juizados Especiais, agora presidido pela Juíza Rondoniense, tem importante papel na continuidade e na melhoria deste índice, por meio de ações que realiza constantemente. Além da Juíza Maria Abadia, também compõe a direção do Fonaje, o desembargador Paulo Kiyochi Mori, do Tribunal de Justiça de Rondônia, como representante da Região Norte.
Com 10 anos de existência, o Fonaje foi instalado em 1997 em face da necessidade de aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos juizados especiais, com base na troca de informações e, sendo possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o Território Nacional.
O próximo Fórum está previsto para ser realizado no Estado de Roraima RR, no mês de maio do próximo ano de 2008.
Orgulhosos com a conquista da Magistrada Ji-Paranaense, servidores do Juizado Especial, organizaram recepção. Faixas, cartazes, flores e um café da manhã foi oferecido à Titular da Vara dos Juizados Especiais, Dra. Maria Abadia C M S Lima.
Servidores e colegas da magistratura, orgulhosos manifestaram apoio e votos de sucesso. Durante o evento, o Juiz de Direito Dr. Edson Sassamoto, fez uma bela oração e discursou sobre a importância do cargo ocupado pela Juíza Maria Abadia, não apenas para a Comarca da magistrada, mas para o Estado de Rondônia.
Fonte: TJRO
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)