Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 11h42
Antes de negativar o nome, Serasa e SPC
serão obrigados a notificar o consumidor
Agora é Lei. Os órgãos de bancos de dados ou de cadastro negativo como o SPC e Serasa deverão comunicar ao consumidor por escrito, através de carta registrada na modalidade de aviso de recebimento (AR), a abertura em seus arquivos, a abertura em seus arquivos de consumo, de cadastro, ficha, registro e dados pessoais sobre ele, no âmbito do Estado de Rondônia. A Lei nº 1766, de 31 de julho de 2007, de autoria do deputado Euclides Maciel (PSDB) já foi publicada no Diário Oificial do Estado no dia 1° de agosto do corrente ano.
Conforme o artigo 2° da Lei, a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais, em seus arquivos de consumo, somente poderá ser efetuada após a confirmação de recebimento, pelo consumidor, da comunicação. Os órgãos ficam sujeitos a responderem por danos morais, caso infrinjam este dispositivo.
De acordo com Euclides Maciel, a Lei visa dar efetividade ao Código de Direito do Consumidor garantindo ao usuário (consumidor) uma informação segura, no que diz respeito à abertura de cadastros negativos. O meio de comunicação utilizado por tais órgãos para comunicação de abertura do cadastro (inscrição negativa do nome do consumidor) é a remessa de cartas simples, que nem sempre chega efetivamente às mãos do consumidor, não cumprindo a empresa o fiel espírito da lei, ressaltou.
Segundo o parlamentar, a preocupação é mais alarmante quando considerar as incontáveis reclamações que chegam aos Procons e aos juizados especiais cíveis, acerca da realização de compras a crédito, empréstimos e outros tantos contratos com documentos furtados, roubados ou falsificados. Neste caso, o consumidor jamais será informado, em razão da utilização de endereço falso, da abertura de cadastro em seu nome, complementou.
Fonte: - Decom - Liliane Oliveira
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)