Quinta-feira, 26 de junho de 2008 - 11h48
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde, e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reuniram-se nesta quinta-feira (25) com o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Luiz Dulci para debaterem a pauta de reivindicação do movimento com o governo federal.
Entre as reivindicações estão: assentar famílias, construir moradias e garantir acesso à educação para a população atingida pela construção de barragens e retomar os processo de indenizações, iniciados em 2003.
De acordo com o deputado Valverde, principal articulador a favor do movimento dentro do Governo Federal, muitas famílias deslocadas devido a construção de várias hidrelétricas durante as décadas de 70 e 80, ainda não foram compensadas. Esse "êxodo forçado", segundo o parlamentar, fez com que muitas famílias que tinham propriedades produtivas recomeçassem a vida em outras localidade, sem nenhum tipo de infra-estrutura.
"Inúmeras famílias que tinham um modo de vida equilibrado quando foram deslocadas, não conseguiram condições para gerarem renda suficiente e necessária para sua sobrevivência. Esse problema precisa ser corrigido", ressaltou.
O ministro Luiz Dulci informou que, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta será discutida com todos os ministérios envolvidos, sob a coordenação da Secretaria-Geral, e que está convencido de que é possível solucionar boa parte das questões apresentadas pelo MAB.
"Mesmo que o governo não consiga atender a toda as reivindicações, temos que encontrar maneiras de resolver ao máximo as pendências e tentar evitar novos problemas. O governo não precisa concordar com tudo, mas é obrigado a dar respostas", disse o ministro.
Preocupado em que problemas como esses não se repitam em novos empreendimentos energéticos, Valverde disse que é preciso fazer alterações legislativas. Entre elas, adaptações que levem em conta a preocupação ambiental e social. Sendo assim, os interessados em participar nas obras, terão que levar esses fatores em conta nos seus projetos.
Soluções imediatas - Foi sugerido também na audiência, que o Programa Federal Territórios da Cidadania, lançado em fevereiro deste ano, e que reúne 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, entre elas o fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ampliação do Programa Luz para Todos; ampliação do Bolsa Família; construção de escolas com obras de saneamento básico e construção de cisternas, entre outros, sejam estendidos a assentamentos do MAB.
A medida, segundo o deputado Eduardo Valverde, ajudaria na geração de renda dessa população, listada como uma das principais reivindicações do movimento.
Fonte: Leila Denise
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple