Quinta-feira, 10 de outubro de 2013 - 07h02
Com a sanção presidencial da Medida Provisória 615/2013, a licença de taxista passa a ser hereditária. Isto significa que os filhos de taxistas possam herdar as permissões que pertenceram aos seus pais.
“A licença é a herança que o taxista tem para deixar a sua família”, disse a deputada Marinha Raupp (PMDB), que esteve à frente dos entendimentos para que a matéria fosse colocada em votação e da negociação com os líderes dos partidos para possibilitar a aprovação.
Ao sancionar a MP 615/2013, a presidente Dilma Rousseff garante o direito de o taxista transmitir ao filho ou a outro herdeiro imediato a licença para conduzir o veículo de passageiro individual, desde que o sucessor cumpra os requisitos exigidos por lei para a exploração do serviço.
Antes da aprovação pela Câmara dos Deputados, as regras de transferência da permissão de exploração do serviço de taxi são definidas pelas prefeituras, sendo que na maioria dos casos, a morte do taxista implicava no cancelamento automático da licença.
A hereditariedade da licença foi aprovada pela MP 610/2013, mas vetada pela presidente em julho deste ano. “A matéria foi vetada pela presidente Dilma. Todavia, foi incluída novamente na MP 615/2013, tendo sido aprovada e será sancionada”, comentou a deputada Marinha Raupp.
A MP diz que em caso de transferência decorrente do direito de sucessão, o novo taxista adquire todos os direitos e obrigações de isenção tributária previstos na legislação. A lei especifica ainda que cabe ao poder público local outorgar as licenças de taxistas.
Fonte: Carlos Eduardo de Lima
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)