Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Léo Moraes se antecipa e elabora anteprojeto para escolha de diretores de escolas



O deputado Léo Moraes (PTB), através de indicação ao Poder Executivo, solicitou a alteração da Lei nº 3.018/13, que dispõe sobre a Gestão Democrática na rede pública estadual de ensino de Rondônia.

O anteprojeto, segundo o parlamentar, propõe que o governo do Estado delegue à comunidade escolar, a escolha de diretores e vice-diretores através de consulta realizada simultaneamente em todos os estabelecimentos de ensino.

O deputado ressalta que, a consulta e a indicação da comunidade para a nomeação das diretorias das escolas estaduais, na forma a ser especificada na Lei, não iria configurar mandato eletivo e aconteceria de acordo com as normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Léo Moraes explicou que sua iniciativa acontece após o Tribunal de Justiça declarar a Lei da Gestão Democrática inconstitucional, o que para o deputado, deixou os servidores em situação vulnerável, correndo o risco de serem exonerados. A Lei previa as eleições diretas para a escolha dos gestores de ensino na Rede Pública Estadual.

Para o deputado, o retrocesso legislativo retira da comunidade o direito de escolherem os dirigentes das escolas dos filhos e de indicar pessoas comprometidas com a qualidade e melhoramento do ensino público.

“A opção da comunidade escolar de poder escolher os diretores das instituições de ensino, personificava a gestão democrática tão apregoada nas instâncias administrativas”, frisou Léo Moraes.

Segundo o parlamentar, sem uma participação efetiva, muitas vezes, a comunidade escolar tem que receber uma pessoa cuja trajetória é desconhecida, tampouco, os critérios que a conduziram à função.

“Esse alheamento de professores, pais e alunos pode, se não tornar a gestão impraticável, poderá iniciá-la de maneira não muito saudável”, salientou o deputado.

Léo Moraes destacou que ao delegar a escolha à comunidade, através de consulta, o cumprimento dos critérios de nomeação dos cargos gratificados de livre escolha, permanecerá inalterado, uma vez que cabe ao chefe do Executivo referendar tal escolha.

“O objetivo é contemplar, tanto o interesse da comunidade, quanto a legalidade necessária aos atos administrativos. A escolha democrática dos diretores foi um grande avanço do governo Confúcio Moura, não podemos perder esse legado”, concluiu Léo Moraes.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 15 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)