Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lei dos Bancos agrada gerentes e usuários


 
A Lei dos Bancos (Lei nº 1.877 de 19 de maio de 2010), sancionada pelo prefeito Roberto Sobrinho, foi apresentada à direção dos estabelecimentos bancários de Porto Velho na tarde desta terça-feira (29/7) em reunião realizada no auditório do Ministério Público do Estado. Os gerentes dos bancos receberam o documento que em relação às leis revogadas, é mais adequada às normas de atendimento e dos serviços ofertados à população.

O secretario Wilson Correia da Silva, da Secretaria Municipal de Fazenda, Semfaz, frisou durante a reunião com representantes dos bancos que eles são parceiros do município no desenvolvimento que Porto Velho está vivendo atualmente. Ele informou que a nova lei começa a ser regulamentada pelo grupo técnico da secretaria na próxima segunda feira, (5/7). “Toda a colaboração que for apresentada nesta reunião será estuda pelos técnicos e se for o caso, aplicada no documento.”

Mesmo com algumas novidades em relação às normas anteriores, a nova lei manteve dos regulamentos revogados, a obrigação dos bancos em providenciar e se for o caso instalar nas agências, banheiros para ambos os sexos, bebedouros, cabines individuais nos caixas, câmeras de vídeo nas áreas interna e externa, além de funcionários em número suficiente para atender os usuários em tempo razoável.

Legislação adequada

Em termos práticos os gerentes consideraram que houve um grande avanço na legislação e que ela está mais adequada a realidade do dia-a-dia. De acordo com o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Roger Eduardo da Silva Rodrigues, a fila é uma questão cultural. “As pessoas buscam atendimento desde as 6 horas da manhã. Isto é um costume que precisamos combater com uma campanha de esclarecimento”, disse, acrescentando que vê com bons olhos a retirada dos ambulantes que estão em frente às agências bancárias.

Uma das queixas era com relação a transações envolvendo financiamento, que eles alegavam ser impossível ser cumprido no prazo estipulado. “Consideramos que era pertinente essa reclamação e o atendimento para operações especiais recebeu atenção especial que está beneficiando os dois lados", informou o secretário, Wilson Correia da Silva.

Com relação ao tempo de espera, a lei fixa, 20 minutos em dias de expediente normal e 25 minutos às vésperas e depois de feriados. A novidade foi a inclusão de um limite maior a ser cumprido nos dias de pagamento do funcionalismo público, que é de 30 minutos. A nova lei, ao contrário das anteriores, em um de seus dispositivos, define tempo de atendimento, via senha eletrônica, desde a entrada do consumidor até o efetivo atendimento feito pelo caixa. Na senha deverá constar o nome do banco, data e horário de sua emissão. As denúncias dos usuários podem ser feita pelo 0800 647 1302 de segunda a sexta das 8 até as 14 horas. A fiscalização fica a cargo da Secretaria Municipal da Fazenda.

Fonte:  Edvino Hübner
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)