Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lei do Álcool vai assegurar mais emprego e renda para Rondônia


 

Agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais de Rondônia serão incentivados a produzir álcool combustível, aguardente, açúcar mascavo, rapadura e outros produtos derivados da cana-de-acúcar. Este é um dos objetivos da Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar, de que trata a Lei nº. 1959, de autoria do deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador. 

A lei seguiu a política de desenvolvimento socioeconômico regional e geração de emprego e renda nas regiões administrativas do Estado, e abrangerá, também, os trabalhadores em regime de parceria, meeiros, comodatários, assentados em projetos de reforma agrária e arrendatários rurais.

O aproveitamento da vocação natural das regiões produtivas para o plantio da cana-de-açúcar poderá criar alternativas de emprego e renda no Estado. Cada propriedade cadastrada no programa terá autorização para o plantio de 2,5 hectares de área e cada microdestilaria tem capacidade para produzir até cinco mil litros de álcool por dia.

A grande vantagem apresentada pela Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar é a produção de álcool combustível para o auto-abastecimento do Estado. Mas existem outras formas de aproveitamento da produção, como a vinhaça para fertilização do solo e produção de biogás, a palha e o bagaço de cana-de-açúcar para fabricação de ração animal, a geração de eletricidade em pequenas usinas e o beneficiamento do melado, do açúcar mascavo e da rapadura.

Ao se pronunciar sobre a Lei, o deputado Neodi Carlos citou o exemplo de outros estados brasileiros que já implementaram a política de incentivo às microdestilarias, conforme permissão da Agência Nacional de Petróleo – ANP e que propiciam fonte de renda aos micro, pequenos e médios produtores rurais, através dos instrumentos da Política de Incentivo, como o crédito rural, incentivo fiscal e tributário, a pesquisa agropecuária e tecnológica, a extensão rural e assistência técnica, a promoção e comercialização dos produtos, além do certificado de origem e qualidade dos produtos destinados à comercialização.

“A Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar é uma alternativa concreta para a geração de emprego e renda nas pequenas propriedades rurais do Estado de Rondônia”, comemorou o deputado.

Fonte: Alexandre Badra/Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)