Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lei do Álcool vai assegurar mais emprego e renda para Rondônia


 

Agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais de Rondônia serão incentivados a produzir álcool combustível, aguardente, açúcar mascavo, rapadura e outros produtos derivados da cana-de-acúcar. Este é um dos objetivos da Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar, de que trata a Lei nº. 1959, de autoria do deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador. 

A lei seguiu a política de desenvolvimento socioeconômico regional e geração de emprego e renda nas regiões administrativas do Estado, e abrangerá, também, os trabalhadores em regime de parceria, meeiros, comodatários, assentados em projetos de reforma agrária e arrendatários rurais.

O aproveitamento da vocação natural das regiões produtivas para o plantio da cana-de-açúcar poderá criar alternativas de emprego e renda no Estado. Cada propriedade cadastrada no programa terá autorização para o plantio de 2,5 hectares de área e cada microdestilaria tem capacidade para produzir até cinco mil litros de álcool por dia.

A grande vantagem apresentada pela Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar é a produção de álcool combustível para o auto-abastecimento do Estado. Mas existem outras formas de aproveitamento da produção, como a vinhaça para fertilização do solo e produção de biogás, a palha e o bagaço de cana-de-açúcar para fabricação de ração animal, a geração de eletricidade em pequenas usinas e o beneficiamento do melado, do açúcar mascavo e da rapadura.

Ao se pronunciar sobre a Lei, o deputado Neodi Carlos citou o exemplo de outros estados brasileiros que já implementaram a política de incentivo às microdestilarias, conforme permissão da Agência Nacional de Petróleo – ANP e que propiciam fonte de renda aos micro, pequenos e médios produtores rurais, através dos instrumentos da Política de Incentivo, como o crédito rural, incentivo fiscal e tributário, a pesquisa agropecuária e tecnológica, a extensão rural e assistência técnica, a promoção e comercialização dos produtos, além do certificado de origem e qualidade dos produtos destinados à comercialização.

“A Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar é uma alternativa concreta para a geração de emprego e renda nas pequenas propriedades rurais do Estado de Rondônia”, comemorou o deputado.

Fonte: Alexandre Badra/Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)