Terça-feira, 14 de outubro de 2008 - 12h15
O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira da Costa, defende uma melhor regulamentação da Legislação Ambiental brasileira e a compara a um mosaico. Segundo ele, não há um dia que uma nova norma não seja editada. A legislação ambiental não é novidade no Brasil. Constituições tão remotas quanto a de 1824 já continham indiretamente normas de proteção ambiental.
Hélio Vieira diz que isso ocorre porque tanto a União quanto os Municípios têm competência para legislar. Sem contar que as agencias de proteção ambiental, nos três níveis hierárquicos, também podem editar normas inferiores. Além disso, completa o advogado, o meio ambiente é um bem jurídico complexo. No mínimo, engloba água, ar, flora e fauna.
Para o presidente da Seccional, a ausência de regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal, que trata da competência comum para legislar sobre meio ambiente, traz diversos problemas de insegurança jurídica, sem contar que meio ambiente é o maior prejudicado.
Desenvolvimento econômico sem proteção ambiental é tarefa fácil, destaca Hélio Vieira, acrescentando que o grande desafio é compatibilizar os dois fatores. Nossa Legislação de Meio Ambiente é uma jovem de 27 anos, bastante complexa e de vanguarda. A pluralidade de norma não beneficia ninguém, nem mesmo o meio ambiente.
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)