Quinta-feira, 5 de julho de 2018 - 18h36

O deputado José Lebrão (MDB) propôs concessão de Medalha de Mérito Legislativo a Dom Tomas Gomes de La Torre, pelo histórico de vida e relevantes serviços prestados ao Brasil e a Bolívia, respectivamente.
Dom Tomas é natural de Tajma, distrito do município de Chulumani, Departamento de La Paz, na Bolívia. Nascido em 21 de dezembro de 1929, dos 10 aos 18 anos estudou no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Chulumani. À época, pretendia se tornar padre, mas precisava ajudar a família, voltou à cidade natal.
O homenageado, segundo o deputado, domina, além do espanhol, o português, o quéchua e o aymara. Ao completar 18 anos, Dom Tomas serviu ao Exército de La Paz e em 1947 participou da revolta de grupos armados opositores do governo. Em 1949, casou-se com Joana Maldonado Álvares (in memorian), com quem viveu por 64 anos.
Em 1960, ele atravessou o Rio Madeira e chegou à cidade de Guajará-Mirim, acompanhado da esposa e quatro filhos. De acordo com o parlamentar, Dom Tomas contribuiu na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), com o senhor Armando Zeed, na retirada de dormentes e lenha para locomotivas.
Lebrão menciona que em 1962, Dom Tomas construiu sua casa no Bairro Tamandaré, em Guajará-Mirim.
Já em 1963, ele adquiriu terra às margens do Rio Mamoré, do lado boliviano. No ano de 1966, hospedou Che Guevara e quatro de seus companheiros de guerrilha. Che Guevara permaneceu no sítio de Dom Tomas por 30 dias.
“Na época era uma honra, pois se tratava de uma pessoa letrada, culta e tinha como ideal a distribuição equitativa das riquezas do país, ou seja, pregava a eliminação da pobreza, que na época era crônica por estas regiões”, informou Lebrão.
Em 1965, Dom Tomas de La Torres conquistou cidadania brasileira, algo que, segundo relato do parlamentar, era muito almejado pelo homenageado.
“Para Dom Tomas, o Brasil foi o país que lhe deu a oportunidade de criar sua família, mesmo nunca tendo esquecido suas origens. Atualmente, aos 88 anos, reside no Bairro Embratel, em Porto Velho, continuar forte, lúcido e cheio de planos para o futuro, com previsão de muitas aventuras”, concluiu Lebrão.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)