Terça-feira, 24 de novembro de 2015 - 18h44
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) encaminhou indicação ao governo do Estado e à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), destacando a necessidade de ser viabilizada, através dos órgãos competentes, a capacitação jurídica e contábil às entidades do 3º setor do Estado de Rondônia.
Segundo Lazinho, muitas vezes a falta de conhecimento na forma como são firmados convênios, ou mesmo no exigível cumprimento de prazos na prestação de contas, acabam se tornando os principais empecilhos à aprovação de suas ações, resultando na obrigatoriedade da devolução de recursos.
“Além do impedimento estendido àquelas entidades, de receber qualquer benefício do poder público”, acrescentou o parlamentar.
O tipo de capacitação técnica e contábil propostos pelo deputado atenderá as entidades e, sobretudo, o próprio Estado, que poderá contar com as instituições compromissadas e em acordo com suas próprias funções.
De acordo com o deputado, a prestação de contas de qualquer entidade obriga a apresentação de documentos que estão diretamente ligados às exigências de cada órgão e que, muitas vezes são desconhecidas por seus gestores.
O deputado disse acreditar ser de extrema importância investimentos nesses treinamentos, bem como em programas de assistência jurídica e contábil para, ao final, ter uma previsibilidade de respeito ao destino do recuso, à Legislação, aos termos firmados nos convênios e, consequentemente à possibilidade de aprovação das contas e das ações praticadas frente ao Ministério Público e sociedade.
“A intenção é resgatar a importância dessas entidades, tão marginalizadas nos dias de hoje”, citou Lazinho da Fetagro.
O parlamentar solicita que o governo assegure uniformidade nas ações de vistorias realizadas para emissão do certificado de funcionamento das agroindústrias do Estado.
Dependendo do órgão ou esfera responsável, disse, as exigências e especificações para emissão do certificado se modificam. Garantir a uniformidade requer em especial, discussões que busquem nivelamento dessas exigências para qualquer agroindústria.
“A necessidade da vistoria é inquestionável, mas os procedimentos devem ser adotados dentro do Estado”, ressaltou Lazinho.
Para ele, dessa forma o governo assegura uma similaridade nas exigências, seja de grande ou pequeno porte, garantindo de forma preventiva seu funcionamento, evitando inconformidades que causem prejuízos e afetem de forma negativa o rigor exigido por determinado órgão.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)