Terça-feira, 24 de novembro de 2015 - 18h44
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) encaminhou indicação ao governo do Estado e à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), destacando a necessidade de ser viabilizada, através dos órgãos competentes, a capacitação jurídica e contábil às entidades do 3º setor do Estado de Rondônia.
Segundo Lazinho, muitas vezes a falta de conhecimento na forma como são firmados convênios, ou mesmo no exigível cumprimento de prazos na prestação de contas, acabam se tornando os principais empecilhos à aprovação de suas ações, resultando na obrigatoriedade da devolução de recursos.
“Além do impedimento estendido àquelas entidades, de receber qualquer benefício do poder público”, acrescentou o parlamentar.
O tipo de capacitação técnica e contábil propostos pelo deputado atenderá as entidades e, sobretudo, o próprio Estado, que poderá contar com as instituições compromissadas e em acordo com suas próprias funções.
De acordo com o deputado, a prestação de contas de qualquer entidade obriga a apresentação de documentos que estão diretamente ligados às exigências de cada órgão e que, muitas vezes são desconhecidas por seus gestores.
O deputado disse acreditar ser de extrema importância investimentos nesses treinamentos, bem como em programas de assistência jurídica e contábil para, ao final, ter uma previsibilidade de respeito ao destino do recuso, à Legislação, aos termos firmados nos convênios e, consequentemente à possibilidade de aprovação das contas e das ações praticadas frente ao Ministério Público e sociedade.
“A intenção é resgatar a importância dessas entidades, tão marginalizadas nos dias de hoje”, citou Lazinho da Fetagro.
O parlamentar solicita que o governo assegure uniformidade nas ações de vistorias realizadas para emissão do certificado de funcionamento das agroindústrias do Estado.
Dependendo do órgão ou esfera responsável, disse, as exigências e especificações para emissão do certificado se modificam. Garantir a uniformidade requer em especial, discussões que busquem nivelamento dessas exigências para qualquer agroindústria.
“A necessidade da vistoria é inquestionável, mas os procedimentos devem ser adotados dentro do Estado”, ressaltou Lazinho.
Para ele, dessa forma o governo assegura uma similaridade nas exigências, seja de grande ou pequeno porte, garantindo de forma preventiva seu funcionamento, evitando inconformidades que causem prejuízos e afetem de forma negativa o rigor exigido por determinado órgão.
Fonte: Ascom
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos