Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lançado o 1º Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas


 
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgou ontem (11) oficialmente o 1º Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas realizado em 2008 e 2009. O trabalho, entregue no dia 23 de abril, apresenta os resultados do inquérito de saúde realizado entre os Povos Indígenas. Planejado em 2006 por iniciativa da própria Fundação, o estudo foi realizado com financiamento do Banco Mundial, por meio do Projeto Vigisus II.

A instituição responsável execução do projeto, em parceria com a Funasa, foi a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Na apresentação do Inquérito estavam presentes o presidente Faustino B. Lins Filho, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza (representando o ministro José Gomes Temporão), o diretor em exercício de Saúde Indígena (Desai), Flavio Pereira Nunes, o coordenador do Inquérito, pela Abrasco, Carlos Coimbra, e o pesquisador Bernardo Horta.

Na abertura do evento, Faustino Lins destacou a importância da pesquisa, “a partir de agora é possível saber efetivamente a situação dos indígenas. Este é um marco, é o mais aprofundado estudo já feito, e vai ser de suma importância para traçar o futuro das políticas nacionais de Governo nos seus três níveis.”

O Inquérito é um painel da situação da população indígena brasileira, com foco especial na questão da saúde e do estado nutricional das crianças menores de 05 anos e das mulheres de 14 a 49 anos, sendo estratégico para o fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Siasi) em implantação nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), em interface com as demais áreas de atenção.

O Diretor Flavio Nunes, destacou que “os dados do trabalho realizado pela ABRASCO deverão contribuir para o enfrentamento dos principais problemas identificados considerando as particularidades regionais, locais e etnoculturais dos povos indígenas. Os dados ao serem analisados de forma desagregada possibilitarão conhecer o problema com maior profundidade.

Foram coletadas informações sobre o perfil de saúde, alimentação e nutrição, individuais e coletivas, bem como dados bioquímicos e antropométricos. Também foram coletadas informações da liderança da aldeia, do chefe de família, da mulher e da criança.

Antônio Alves, secretário do Ministério da Saúde, afirmou “que o Inquérito é uma contribuição da maior importância para contribuir na formalização de parcerias estratégicas com outros órgãos do Governo, já que a solução das questões indígenas não passa apenas pelo Ministério da Saúde.”

Na pesquisa, foram coletados dados de 6707 mulheres e 6285 crianças indígenas de 113 aldeias aleatoriamente das macrorregiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, e Sul/Sudeste, contemplando mais de 5.277 domicílios.

Acesse o link http://www.funasa.gov.br/internet/desai/arquivos/Apresentacao_Iquerito.pdf  e conheça alguns resultados do Inquérito Nacional Indígena.

Fonte: Ascom/Funasa

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)