Segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 20h01
A equipe de técnicos e pesquisadores da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé acaba de retornar da TI Roosevelt onde concluiu o mapa do Etnozoneamento da Terra Indígena. A oficina foi realizada na aldeia 14 de abril sob o comando de Ivaneide Bandeira e coordenação de Ivanete Bandeira, atual coordenadora geral da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. O trabalho vem sendo desenvolvido há dois anos, a partir do Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga.

A oficina de Etnozoneamento faz parte de uma série de ferramentas colaborativas estratégicas para o processo de construção do Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga. Neste processo, já foram realizadas oficinas de noções básicas de cartografia, GPS, mapeamento colaborativo, de avaliação ecológica e calendário ecológico que geraram informações para o etnozoneamento.
A atividade teve como objetivo central discutir as categorias de uso, ocupação e estratégia de segurança territorial, que subsidiaram a construção do planejamento estratégico da gestão territorial da TI Roosevelt.
As categorias foram definidas pela comunidade e divididas em zonas de monitoramento ambiental, de ocupação, de coleta e de reserva. Cada uma delas será validada em campo na sequência das atividades, explica a coordenadora da Kanindé Ivanete Bandeira.

A oficina faz parte de uma série de ferramentas para o processo de construção do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Roosevelt.
Segundo Ivaneide Bandeira, historiadora da Kaninde, responsável pelo trabalho junto aos indígenas, “o processo de etnozoneamento é um passo fundamental para o planejamento da gestão de um território indígena, pois desperta um sentimento de soberania territorial”.
O próximo passo será a estruturação de todas as informações colhidas durante o Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga.
Fonte: Ascom Kanindé / Fotos: Ivaneide Bandeira
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)