Segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 20h01
A equipe de técnicos e pesquisadores da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé acaba de retornar da TI Roosevelt onde concluiu o mapa do Etnozoneamento da Terra Indígena. A oficina foi realizada na aldeia 14 de abril sob o comando de Ivaneide Bandeira e coordenação de Ivanete Bandeira, atual coordenadora geral da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. O trabalho vem sendo desenvolvido há dois anos, a partir do Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga.
A oficina de Etnozoneamento faz parte de uma série de ferramentas colaborativas estratégicas para o processo de construção do Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga. Neste processo, já foram realizadas oficinas de noções básicas de cartografia, GPS, mapeamento colaborativo, de avaliação ecológica e calendário ecológico que geraram informações para o etnozoneamento.
A atividade teve como objetivo central discutir as categorias de uso, ocupação e estratégia de segurança territorial, que subsidiaram a construção do planejamento estratégico da gestão territorial da TI Roosevelt.
As categorias foram definidas pela comunidade e divididas em zonas de monitoramento ambiental, de ocupação, de coleta e de reserva. Cada uma delas será validada em campo na sequência das atividades, explica a coordenadora da Kanindé Ivanete Bandeira.
A oficina faz parte de uma série de ferramentas para o processo de construção do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Roosevelt.
Segundo Ivaneide Bandeira, historiadora da Kaninde, responsável pelo trabalho junto aos indígenas, “o processo de etnozoneamento é um passo fundamental para o planejamento da gestão de um território indígena, pois desperta um sentimento de soberania territorial”.
O próximo passo será a estruturação de todas as informações colhidas durante o Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga.
Fonte: Ascom Kanindé / Fotos: Ivaneide Bandeira
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland