Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Rápida: Cidadãos Bolivianos tentam nacionalidade brasileira


Muitos cidadãos bolivianos que moram na fronteira de Rondônia com o seu país de origem tentaram, sem sucesso, obter documentos através da Operação Justiça Rápida Itinerante realizada pela equipe do juizado especial da comarca de Porto Velho nos distritos da Ponta do Abunã, região de fronteira entre Brasil e Bolívia.

A tentativa aconteceu nas localidades de Vista Alegre, Abunã e Extrema. Há muitos bolivianos que moram e trabalham no Brasil, ou que moram na Bolívia e trabalham no Brasil, pelo fato dos dois países estarem separados apenas pela estreita travessia do Rio Madeira.

De acordo com a coordenação da Operação, mesmo já sendo registrados na Bolívia, .muitos cidadãos bolivianos tentaram adquirir a nacionalidade brasileira através dos serviços da Operação Justiça Rápida Itinerante. A eles foi informado que este tipo de serviço não é de responsabilidade da Justiça Estadual e que teriam que procurar as autoridades federais brasileiras.

A Operação Justiça Rápida Itinerante na Ponta do Abunã, passou pelos distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre, Abunã, União Bandeirantes e Jacy Paraná entre os dias 4 e 15 de setembro.

Fonte: TJ/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)