Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Justiça Eleitoral acessará dados sigilosos em tempo real


A Justiça Eleitoral em Rondônia terá acesso a dados fiscais, bancários e de veículos de pessoas físicas e jurídicas em tempo real pela internet. Pelos sistemas conhecidos como BACENJUD, RENAJUD e INFOJUD os juízes das zonas eleitorais e do Tribunal Eleitoral rondoniense poderão conferir maior celeridade e efetividade às suas decisões. Os sistemas propiciam maior agilidade na tramitação dos processos, já que informações e atos judiciais que antes eram realizados mediante papel poderão, agora na Justiça Eleitoral, ser praticados via internet de maneira simples e segura.

O BACENJUD é um sistema eletrônico de relacionamento entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, intermediado pelo Banco Central, que possibilita à autoridade judiciária encaminhar requisições de informações e ordens de bloqueio, desbloqueio e transferência de valores bloqueados nas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

O INFOJUD permite, por meio do acesso ao banco de dados da Receita Federal, localizar, na declaração de Imposto de Renda dos devedores, itens passíveis de penhora para o pagamento das sentenças.

Já o RENAJUD trata do acesso a cadastro de veículos nos Detrans locais ou Denatran. Por este sistema o juiz faz o bloqueio de veículos dos devedores, impedindo a transferência, o licenciamento e sua circulação, até a quitação da dívida junto à Justiça.

A utilização desses sistemas por todos os juízes do país tem sido fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Esse foi o objetivo principal da reunião do CNJ realizada em Brasília na primeira semana de setembro/2009.

Para Rubens Curado, Juiz do Trabalho e Secretário-Geral do citado Conselho, os sistemas contemplam o Planejamento Estratégico para o Judiciário Nacional definidos na Resolução n. 70/2009. “Esses sistemas atendem, em especial, a Meta n. 8 do CNJ, que consiste em cadastrar todos os magistrados como usurários dos sistemas eletrônicos de acesso a informações sobre pessoas e bens e de comunicação de ordens judiciais”, disse o Secretário-Geral.

Analistas do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia participaram da reunião do CNJ para viabilizar a inserção da Justiça Eleitoral rondoniense nos sistemas.

Para Edgard Manoel, assessor da Corregedoria, “os sistemas prestigiam a Constituição Federal ao proporcionar maior celeridade e eficiência na realização da Justiça, pois agilizam a tramitação de processos ao se obter informações fiscais e patrimoniais junto à Receita Federal e ao realizar bloqueios judiciais junto às instituições financeiras e Detrans”.

Segundo Marcelo Marinho, assessor de juízes do Tribunal Eleitoral, “esses sistemas fazem parte do caminho sem volta de inserir o Judiciário totalmente na era digital, trocando-se o papel pelo virtual”.

Os assessores destacaram ainda que os sistemas são seguros, sendo que apenas os juízes terão acesso às informações sigilosas por meio de senhas e assinaturas digitais, pessoais e instransferíveis com certificação digital. Será possível identificar cada acesso, com registro do horário do acesso, os dados acessados e operações realizadas.

Concluíram informando que os juízes rondonienses (TJ e Justiça Federal) já tinham acesso aos sistemas, sendo que agora poderão também utilizá-los pela Justiça Eleitoral no que for compatível. 

Fonte: TRERO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)