Sexta-feira, 11 de novembro de 2011 - 19h02
O senador Jorge Viana (PT-AC) criticou nesta sexta-feira (11) o projeto de lei que altera o fuso horário do Acre para deixá-lo com um "atraso" de duas horas em relação a Brasília - três horas, se for considerado o horário de verão. Atualmente, a diferença é de uma hora, sem contar o horário de verão. O projeto foi aprovado nesta semana pela Câmara e agora vai à sanção presidencial.
- Lamento profundamente esse desfecho. Os que usam seus mandatos parlamentares para atrasar o Acre venceram - declarou o senador.
Jorge Viana lembrou que o fuso atual foi instituído em 2008, como resultado de um projeto de lei do então senador Tião Viana (PT-AC), seu irmão e atual governador do Acre.
Segundo Jorge Viana, o projeto de seu irmão teve o objetivo de "inserir o Acre cada vez mais no Brasil e no mundo". Mas, com a nova mudança, observou ele, "o estado deixará de estar online e a população vai pagar uma conta que vai além dos negócios".
Referendo
Em referendo realizado no ano passado no Acre, cerca de 56% dos eleitores votaram pelo "atraso" de duas horas, ou seja, pela retomada do fuso vigente na região até 2008. Para Jorge Viana, porém, "parte do referendo foi resultado da manipulação que alguns políticos fizeram com a população".
Outro senador que se manifestou sobre o assunto foi Anibal Diniz, também do PT-AC. Ele disse que Tião Viana, quando propôs a mudança que passou a vigorar em 2008, não fez essa sugestão "a partir do nada. Segundo o parlamentar, "ele fez um estudo aprofundado a respeito da situação".
Anibal Diniz também avaliou que o referendo foi marcado "pelo clima emocional criado durante o processo eleitoral" e recordou que 44% dos eleitores preferiram o fuso atual.
Além disso, Anibal Diniz fez um alerta: muitos dos que fizeram campanha em favor da volta do antigo horário, quando forem confrontados com reclamações por parte da população, podem tentar responsabilizar o governo por isso.
Apesar desses comentários, Anibal Diniz ressaltou que ele e Jorge Viana não têm nenhuma intenção de retardar a regulamentação da nova lei.
- No que depender de nós, garanto que eu e Jorge Viana vamos nos empenhar para que haja pressa na regulamentação - assinalou Anibal Diniz.
Fonte: Agência Senado
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)