Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jobim admite 'vazio de poder' na Amazônia e pede reforço da Polícia Federal


Alex Rodrigues
Enviado especial


Tabatinga (AM) - No terceiro dia de viagem aos postos de fronteira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu a existência de um "vazio de poder" na Amazônia em relação à presença do Estado. Segundo ele, apenas o Exército e a Força Aérea Brasileira atuam na região.

"O que temos de deixar claro é a necessidade da percepção da Amazônia como uma questão da agenda nacional. Ela tem de deixar exclusivamente uma questão ambientalista e indigenista pois é também uma questão de ocupação do Estado brasileiro", afirmou Jobim, após inspecionar o 8º Batalhão de Selva de Tabatinga (AM).

"Daí o convite do Ministério da Defesa à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussseff [que participou da comitiva até sábado]. Foi para ela verificar a necessidade de termos um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia com a presença mais eficaz do Estado."

O ministro da Defesa também apontou a falta de policiais federais na fronteira como um dos problemas que necessita de solução urgente, assim como a integração entre as Forças Armadas e a Polícia Federal nas operações realizadas na Amazônia. "Hoje, trabalhos que deveriam ser desenvolvidos pela Polícia Federal acabam sendo feitos pelo pelotão de fronteira", criticou Jobim.

Segundo ele, foi solicitado ao Ministério da Justiça a realização de concursos públicos para contratação de funcionários do setor administrativo e conseqüente liberação de agentes federais para atuar na Amazônia. O ministério, de acordo com Jobim, já iniciou este processo.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)