Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jobim admite 'vazio de poder' na Amazônia e pede reforço da Polícia Federal


Alex Rodrigues
Enviado especial


Tabatinga (AM) - No terceiro dia de viagem aos postos de fronteira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu a existência de um "vazio de poder" na Amazônia em relação à presença do Estado. Segundo ele, apenas o Exército e a Força Aérea Brasileira atuam na região.

"O que temos de deixar claro é a necessidade da percepção da Amazônia como uma questão da agenda nacional. Ela tem de deixar exclusivamente uma questão ambientalista e indigenista pois é também uma questão de ocupação do Estado brasileiro", afirmou Jobim, após inspecionar o 8º Batalhão de Selva de Tabatinga (AM).

"Daí o convite do Ministério da Defesa à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussseff [que participou da comitiva até sábado]. Foi para ela verificar a necessidade de termos um projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia com a presença mais eficaz do Estado."

O ministro da Defesa também apontou a falta de policiais federais na fronteira como um dos problemas que necessita de solução urgente, assim como a integração entre as Forças Armadas e a Polícia Federal nas operações realizadas na Amazônia. "Hoje, trabalhos que deveriam ser desenvolvidos pela Polícia Federal acabam sendo feitos pelo pelotão de fronteira", criticou Jobim.

Segundo ele, foi solicitado ao Ministério da Justiça a realização de concursos públicos para contratação de funcionários do setor administrativo e conseqüente liberação de agentes federais para atuar na Amazônia. O ministério, de acordo com Jobim, já iniciou este processo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)