Quarta-feira, 25 de maio de 2011 - 14h08
Em entrevista exclusiva, no início da semana ( 17.05) , antes de viajar para Alta Floresta, o deputado Jean Oliveira (PSDB) fez um balanço dos seus primeiros meses na Assembléia Legislativa e contou parte dos seus projetos e objetivos.Embora esteja no primeiro mandato como deputado estadual, o jovem tucano alcançou a 1ª Secretaria da Mesa Diretora e se mostrou satisfeito com o espaço conquistado.
No bate-papo, o parlamentar tratou de temas como o início do governo Confúcio Moura, eleições municipais de 2012, sua possível indicação para disputar a prefeitura de Porto Velho, dentre outros.
PSDB e as eleições de 2012
Na análise do deputado Jean Oliveira, o PSDB é sobretudo um partido forte, que tem uma história expressiva de prestação de serviços em termos administrativos e de construção e fortalecimento da democracia no Pais, tendo também essa trajetória no nosso Estado e em seus municípios, destacando a capital de Porto Velho.
Jean diz que o PSDB passa por um momento de estruturação interior com fortalecimentos das suas lideranças e filiados construindo um ambiente democrático internamente onde a participação de todos é o objetivo.
Para o parlamentar o PSDB está preparado para concorrer as eleições de 2012 em todos níveis, pois a sigla possui nomes competentes e expressivos para disputar qualquer cargo eletivo tanto na esfera federal, estadual ou municipal.
“Marcaremos nossa presença nas eleições de 2012 de igual pra igual com qualquer partido. Temos história,estruturae propostas para qualquer pleito eleitoral, bem como, qualquer missão administrativa”, afirma Jean.
Candidatura a Prefeito
Para Jean Oliveira a disputa para a prefeitura de Porto Velho está totalmente indefinida. Não se pode dizer quem são os candidatos ou se esta ou aquela liderança está colocada como preferência da população.Diante desse quadro qualquer um pode se dizer candidato e começar a construir essa candidatura.
No seu caso, quando perguntado se é candidato à Prefeitura de Porto Velho, Jean Oliveira diz que qualquer candidatura depende primeiro do partido para homologá-la e depois do apoio dos filiados e correligionários.
“Com essa indefinição, esse vácuo posto em termos de lideranças candidatas a candidatos, podemos dizer que qualquer candidatura à Prefeitura de Porto Velho vai depender da conjuntura política do momento, mas, temos certeza que essa postulação depende além da nossa vontade, da decisão interna do PSDB e do apoio dos correligionários.Caso tenha o apoio do meu partido e o chamado dos segmentos sociais que sempre estiveram comigo, por que não pensar nessa possibilidade ¿”, pergunta Jean.
“Precisamos salientar que enquanto partido de oposição não podemos deixar passar essa oportunidade diante da desastrosa administração atual do município de Porto Velho que deixou a cidade totalmente abandonada;quando não sabe e nem ninguém explica para onde foram tanto recursos federais aqui alocados .É nossa obrigação enquanto partido de oposiçãointervir nessa situação em favor da população do nosso município. É praticamente inadmissível que os porto-velhenses queiram continuar com esse descalabro administrativo que hoje grassa em nosso município”, analisou Jean Oliveira.
Governo Confúcio
“O Governo do Dr. Confúcio Moura está vivendo o momento de contato e análise da realidade social, econômica e política do Estado, bem como,com da máquina administrativa.E vivendo esse momento, o Governo não pode pararsuas atividades pois está aí batendo na porta as demandas várias da população que quer uma resposta imediata do Governo. Vendo por esse prisma,sem falseamento da realidade, o Governo Confúcio Moura tem demonstrado desenvoltura e já mostra para que veio.O Governo já executa ações concretas nos setores essenciais de serviços para a população e já implementa ações voltadas para as obras de infra-estrutura”, observou o deputado.
“Temos o mal de querer logo no início fazercomparações do Governo atual com o Governo anterior. É preciso observarmosque o governo passado estava no ritmo de 8 anos no poder. O novo governo precisa sim, de um tempo, para tomar pé do que foi feito, do que está por fazer, do que deve-se dá continuidade e quais os projetos prioritários que devem ser pensados , elaborados e postos em prática, para então engrenar a máquina e imprimir a marca administrativa. Isso o Governo Confúcio Moura, nesses primeiros meses, está fazendo muito bem”.
“ Estamos saindo do governo de uma única opinião, da mão única, para um governo plural, democrático. O exemplo claro disso é o Plano Plurianual – PPA participativo que nóscolaboramos com a proposta realizando a 1ª audiência pública na Assembléia para discutir a matéria”, observa Jean.
“O Dr.Confúcio Moura, o gestor do Estado,acima de tudo é um homem de boa vontade eseu passado político e de realizações é um aval para acreditar no seu Governo. Sabemos tratar-se de um político e administrador sério, competente, e acima de tudo, comprometido comEstado de Rondônia”, afirmou Jean Oliveira.
Universidade Estadual
Jean Oliveira defende a união dos deputados para propor e ajudarno que for possível o Executivo para a implantação e o funcionamento da Universidade do Estado de Rondônia.
Para Jean Oliveira é inadmissível que a lei que cria a Universidade Estadual é de dezembro de 1993, ou seja, há mais de 16 anos, e até hoje a implantação da Universidade não aconteceu.
O deputado observa que existe um grande contingente de jovens no Estado na frustração que não podem ingressar numa universidade pública. Apesar de grande oferta de cursos por Universidade da esfera privada, muitos jovens não tem condições de pagar as mensalidades e daí ficar sem a chance de cursar uma graduação.
Na impossibilidade de se qualificar, esses jovens - diz o deputado - estão fadados ao desemprego por não ter qualificação para entrar no mercado de trabalho. A Universidade do Estado de Rondônia será esse braço fundamental para oportunizar um curso superior aos nosso jovens e assim profissionalizá-los para o mercado de trabalho.
“O Estado de Roraima possui uma eficiente Universidade Estadual , inclusive com uma política de interiorização ( criar campi nos municípios do interior). Porque o Estado de Rondônia não pode ter sua Universidade? Pergunta o deputado.
Juventude
O deputado tem também expressado sua preocupação quanto às políticas públicas visando geração de emprego e renda para a faixa etária da população denominada “Juventude”, que abrange dos 14 aos 24 anos. Época de transição da adolescência para o mundo adulto.
Para Jean Oliveira a juventude precisa atenção especial principalmente nessaquestão do emprego. “Isso só é possível com uma política séria de educação e qualificação para os jovens, preparando-os para o mundo do trabalho. Sabemos do programa do Governo Federal “Projovem”, que está dando certo. Precisamos criar um programa estadual nos mesmos moldes, adequando-o às nossas peculiaridades regionais. “O primeiro emprego é nosso grande desafio, pois as vagas naturalmente costumam ir para quem já têm alguma experiência, mas como o jovem vai ter experiência sem oportunidade? É preciso romper esse ciclo vicioso e qualificar essa mão-de-obra. O Estado está a mil no crescimento e muitos postos de serviços surgindo diariamente. Investimento na qualificação profissional da juventude deve está na ordem do dia do nosso Governo”, disse Jean.
Atenção a Cultura
Outro ponto que o deputado acha que merece atençãoé quando o apoio a produção cultural. As dificuldades prementes com que se debatem os agentes culturais, a escassez de apoios oficiais do setor, a falta de apoio do empresariado, ou as fraquezas da política cultural (ou a falta dela) que se fazem e fizeram sentir no nosso Estadoao longo de décadas, é algo que se precisa dá um basta.É preciso enfatizar o valor da Cultura, o que tem sido minimizado, apesar de reconhecer a luta de poucos abnegados nesse setor na área pública no nosso Estado. “A Cultura não é uma área que apenas quer receber subsídios, isso é uma idéia generalizada que as pessoas tem, o que é lamentavelmente, uma estupidez. Cultura gera emprego e renda quando se tem programas exeqüíveis e competente para a área. Com o objetivo de contribuir com o Executivo, vamos trabalhar proposituras nesse sentido”, disse o deputado.
Planejamento e Tecnologia
Na análise do parlamentar dois ingredientes não podem faltar na gestão do poder publico no mundo que vivemos: Planejamento Estratégico e Tecnologia.
Jean Oliveira diz que o Estado de Rondônia foi vítima da falta de planejamento uma vez que os setores estratégicos do Governo, tanto Federal quanto Estadual,sabiam há mais de duas décadas, sobre a realização das obras das Usinas de Santo Antônio e Jirau e não foi elaborado um planejamento para o Estado receber o impacto social, econômico, ambiental e político causado pelo empreendimento. “Essa é a real origem do caos que vivemos hoje – falta de planejamento. O Poder Legislativo deve está atento quanto a esse ponto e apresentar proposta com o objetivo de colaborarpara elaborar o planejamento estratégico do Estado efiscalizar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas”, disse o deputado.
O outro ingrediente citado pelo deputado é quanto a utilização da tecnologia em todos os seus segmentos disponível para as soluções dos problemasdasaúde, educação, trânsito, segurança, etc, bem como, a aplicação das tecnologias de informação e comunicação no Estado para criar processos de trabalho que resultem em desburocratização, simplificação, integração e inovação, agregando agilidade e transparência às decisões e aos serviços oferecidos pelo Governo.
“É nesse sentido que vamos encaminhar nosso trabalho no Poder Legislativo”, disse Jean Oliveira.
Quem é Jean Oliveira
O deputado Jean Oliveira nasceu em 14 de fevereiro de 1989 em Alta Floresta D’Oeste de Rondônia, cidade que seu pai, o ex-deputado e ex-presidente da Assembléia Legislativa, Carlão de Oliveira,e sua mãe Márcia Scheffer , foramdesbravadores e pioneiros. Seu nome completo é Jean Carlos Scheffer Oliveira e com apenas 19 anos, em 2008,foi eleito vereador logotirando a Câmara dos Vereadores do marasmo quando tomou pra si a luta em prol da legitimação e a legalização dos motos taxis no município de Porto Velho, luta na qual foi vitorioso ele e a categorias dos moto taxis.
Jean Oliveira disputou e foi eleito deputado estadual nas eleições de 2010. Agora na Assembléia Legislativa, com 22 anos, se propõe fazer um trabalho a partir das reivindicações da população, de conversa com as bases epropostas que atendam realmente a necessidade do povo de Rondônia.
Fonte: jornal “O Estadão do Norte”
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e
Assembleia divulga programação para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece entre os dias 26 e 31 de
Deputado Jean Mendonça destina R$ 200 mil para Casa de Apoio a pacientes com câncer
O deputado Jean Mendonça (PL) destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a Associação Casa de Apoio Filhos de Hiram (ACAFH), entidade vinculada