Sexta-feira, 7 de março de 2014 - 14h59
O deputado Jean Oliveira, na manhã desta sexta-feira (07), parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher – 8 de março, observando que a data deve servir “ não só para celebrar um dia no ano para a mulher, mas sim, para se refletir e agir em prol da luta pela pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e do combate a todas as formas de violência praticadas contra as mulheres”, disse o parlamentar.
“Hoje celebramos o 103º ano do Dia Internacional da Mulher, ou seja, mais de um século de luta pelos seus direitos . No entanto, em vez de tomar tudo o que foi alcançado como um dado adquirido, devemos recordar o muito que tem de ser feito. Comos bem disse a Diretora Executiva da ONU, Michelle Bachelet, em 2011, quando do centenário do Dia Internacional da Mulher - ‘ um século que as mulheres usam sua voz coletiva para se organizarem para a mudança. Quando o primeiro Dia Internacional da Mulher teve lugar, as mulheres puderam votar apenas em dois países. Hoje, esse direito é praticamente universal e mulheres já foram eleitas para conduzir os governos em todos os continentes’. Esse fato é uma demonstração do avanço dos direitos da mulher no mundo, assim como no Brasil, onde temos uma mulher na Presidência da República”, observou o deputado.
No entanto, apesar dos avanços, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Pnad em 2013, revela-se que em 2002, o rendimento das mulheres era equivalente a 70% do rendimento dos homens. Dez anos depois, em 2012, a relação passou para 73%. No grupo com 12 anos ou mais de estudo, o rendimento feminino cai para 66% da renda masculina. No caso das mulheres, se identificou, segundo pesquisa recente do IBGE, que, à medida em que avança a escolaridade, a desigualdade de rendimento entre homens e mulheres aumenta. Os dados revelam também que as mulheres ainda são maioria na ocupação de trabalhos precários e não remunerados, o que diferencia os gêneros na inserção no mercado. “É preciso acabar com esse tipo de desigualdade onde a discriminação à mulher fica clara e objetiva”, disse o deputado.
“A conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar está intrinsecamente relacionada ao conceito de Trabalho Decente, principalmente no que tange à liberdade, inexistência de discriminação e capacidade de assegurar uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho. É uma dimensão central de uma estratégia de promoção da igualdade de gênero no mundo do trabalho e exige a articulação de ações nos mais diversos âmbitos - político, social, governamental, empresarial e individual – que possam conduzir a uma nova organização do trabalho e da vida familiar”, observou o deputado Jean Oliveira, citando o relatório “Perfil do Trabalho Decente no Brasil: Um olhar sobre as Unidades da Federação”, da Organização Internacional do Trabalho.
Fonte: Ascom
Heuro: Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio para o futuro hospital
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1032/25, que autoriza a abertura de um crédito adicional especial de R$ 67.176
A agricultura familiar de Porto Velho ganhou um reforço importante. A deputada federal Cristiane Lopes, junto com o prefeito Léo Moraes, entregou qu
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL