Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ivo Cassol aponta perdas financeiras dos municípios


Em pronunciamento na Tribuna do Senado nesta quarta-feira (14), o senador Ivo Cassol manifestou preocupação com a situação financeira dos municípios de Rondônia, que irão enfrentar grandes dificuldades neste final de ano em virtude da queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O senador registrou a mobilização de prefeitos feita nesta semana em Brasília em busca de compensações pela queda no Fundo junto ao Governo Federal.

“Hoje, encontramos prefeitos que não sabem mais onde cortar, não sabem mais quem mandar embora ou onde buscar recursos porque já está entrando até na esfera dos efetivos, que fazem parte do quadro”, disse. Para Cassol as desonerações concedidas pelo governo federal são uma das principais razões do problema. O FPM tem como base de cálculo o Imposto de Renda e do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI), que o governo freqüentemente usa para medidas anti-crise. “O incentivo com o IPI é um pedaço da carne cortada não só dos municípios, mas também dos estados” – criticou.

Ivo Cassol afirmou, ainda, não concordar com a redução do IPI para automóveis, que não beneficiaria a população de baixa renda. “Precisa dar incentivo, sim, a quem compra medicamento; precisa dar isenção de impostos a quem compra um quilo de feijão; precisa dar incentivo, dar isenção de impostos à população brasileira de baixa renda, carente, e não para as indústrias automobilísticas” – argumentou.

Em aparte, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirmou que, em 1985, 70% da arrecadação da União vinha do IPI e do Imposto de Renda, que eram a base do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do FPM. Com o tempo, houve reduções nesses impostos e foram criadas contribuições cuja receita não é compartilhada com os estados, que assim perderam, em termos reais, grande parte da sua arrecadação. Para Dornelles, os fundos de participação teriam de usar como base também essas contribuições.

Rodovias em péssimo estado

Ivo Cassol também criticou a lentidão em obras de rodovias no Brasil, especialmente na região Norte do país. O senador citou exemplos de obras no seu estado, como duplicações e construção de pontes e viadutos, algumas delas paralisadas . Para o senador, a bancada do estado precisa trabalhar unida, independentemente do partido, porque as obras são de interesse de todos.

Segundo Cassol, a integração rodoviária é fundamental para o desenvolvimento, especialmente na região Norte. “Toda essa integração é fundamental para o desenvolvimento da Amazônia. Essa Amazônia é nossa. Essa Amazônia é do povo brasileiro, mas quem está pagando a conta é quem mora na região”, finalizou.

Fonte: Marcos Antônio
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)