Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Irregularidades levam TCE a paralisar 5 pregões em RO


Irregularidades detectadas nos editais levaram o Tribunal de Contas (TCE), de forma monocrática, a determinar a suspensão dos cinco pregões eletrônicos deflagrados pelo Estado para atender à Secretaria de Educação (Seduc) com a contratação de empresa para o fornecimento de uniformes escolares padronizados, bem como os serviços de logística para montagem, embalamento, transporte, distribuição e entrega desse material às escolas sob a abrangência do Projeto Guaporé de educação em tempo integral.

Realizados pela Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel), os certames licitatórios, cujos orçamentos, somados, superam a cifra de R$ 1,6 milhão, foram suspensos devido ao apontamento pelo corpo instrutivo do TCE de irregularidades consideradas graves.

Entre outras irregularidades, não ficaram demonstradas, de forma suficiente, a adequação e a motivação da despesa, haja vista que, nos cinco editais analisados, o quantitativo estimado de “kits” de uniformes não confere com o número de alunos matriculados nas escolas vinculadas ao Projeto Guaporé, no exercício 2012 – critério estabelecido pela Seduc para definir o número de “kits”.

Também não foi apresentada pesquisa confiável de preços, de forma que possa ser considerada representativa dos valores oferecidos no mercado e forneça base segura para comparação com as possíveis propostas apresentadas.

Ainda segundo o TCE, não houve, por parte da licitante, justificativa plausível para a compra de uniformes por meio de cinco licitações diferentes, fracionando o objeto em 10 regiões, uma vez que o objeto dos procedimentos é o mesmo (uniformes escolares e a logística para sua distribuição às escolas).

Também foram apontadas pelo TCE em suas decisões outras inconformidades, como não comprovação de publicidade da licitação em jornal de grande circulação; ausência tanto de esclarecimento sobre o recebimento do material por técnicos hábeis quanto sobre o processo objetivo de avaliação das amostras, entre outros.

Em face disso, o TCE determinou a suspensão dos cinco pregões eletrônicos deflagrados pela Supel/Seduc, até nova autorização pela Corte de Contas. Os processos ainda passarão pela análise do Ministério Público de Contas (MPC).

As decisões monocráticas que determinaram a paralisação dos certames licitatórios podem ser lidas no portal do TCE (www.tce.ro.gov.br).

Fonte: TCE
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)