Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 13h11
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RO), órgão ligado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é o responsável no Estado por fiscalizar a qualidade dos produtos vendidos ao consumidor, bem como se estão dentro das normas exigidas ou se a medida (peso ou volume) é a indicada na embalagem. Um destes produtos testados ontem (8) pelo Instituo foi a pipoca de micro-ondas para averiguar se o peso impresso na embalagem é verdadeiro.
Só em 2013 o Ipem verificou mais de 15 mil balanças e bombas de combustível
Durante o ano de 2013, o Ipem realizou 15.082 verificações em balanças e bombas de combustível; 13.996 ações de verificações periódicas; 15.082 verificações em veículos; 1.458 exames em produtos pré-medidos (produtos que são embalados sem a presença do consumidor); e, 412 visitas em estabelecimentos para avaliar a conformidade.
Para 2014 estão previstas 24 mil ações em pontos de vendas; 16 mil verificações de qualidade (brinquedo, cabos de energia etc); 32 mil averiguações em bombas de combustível, entre outras ações.
Atualmente, o Ipem realiza análises em mais de 400 produtos diferentes, entre eles as balanças de mercados, bombas de combustível, taxímetro e produtos pré-medidos. “Os pré-medidos sempre são os que mais dão problema”, conta o presidente do Ipem, Osni Ortiz.
O presidente explica que o consumidor deve se manter atento ao selo do Inmetro e lacres em balanças e bombas. “Além destes cuidados, o consumidor pode pedir a averiguação de volume ao posto de combustível”. Ele também conta que se o consumidor se sentir lesado pode procurar o Procon ou a Delegacia de Defesa do Consumidor.
MULTA
Quando é encontrada alguma irregularidade no produto analisado, a empresa é multada e o produto pode ser retirado do mercado. O valor da multa varia de acordo com o tipo de produto e se a empresa é reincidente, sendo que o valor mínimo é de R$ 500. “Nós temos o poder de polícia administrativa”, diz o presidente do Ipem.
“Se o consumidor tiver alguma desconfiança, é só ligar para nós: 0800 647 2777”, encerra Ortiz.
Fonte: Amabile Casarin / Ipem/Decom
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement