Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Internet tem 6.000 ameaças novas a cada dia



Do momento em que você largar este jornal até o que você pegar a edição de amanhã para ler, 6.000 ameaças terão surgido na internet. O número assustador foi dado por Gerhard Watzinger, vice-presidente mundial da empresa de segurança McAfee. O executivo esteve no Brasil na última semana para o McAfee Ececutive Summit e falou com exclusividade à Folha.

Para Watzinger, a maioria das ameaças aos consumidores tem motivação financeira. "Antes, eles destruíam os dados, agora eles roubam seu número do cartão para vender."

A AVG, outra empresa de segurança, também informa que algumas das ameaças envolvem roubo de identidade. Já a Symantec, que vende o antivírus Norton, mantém uma lista com as ameaças detectadas (bit.ly/listadasymantec).

Watzinger destaca que governo e empresas também sofrem com os ataques. Enquanto o consumidor precisa ficar de olho nas suas informações financeiras, empresas como hospitais precisam se manter atentas a como guardam os dados dos pacientes. Já o governo está exposto a ameaças como terrorismo.

Além disso, ataques recentes citados pelo vice-presidente mostram que agora existem ameaças de motivação religiosa. Segundo ele, fanáticos entram em sites de outras religiões e colocam mensagens "para aumentar a sua religião em relação a outra".

Crise e redes sociais

"A economia ruim está empurrando os níveis do cibercrime para cima", segundo Watzinger. Ele associa problemas econômicos com o aumento do desemprego.

"Seis entre dez empregados demitidos roubaram dados", conta. "São pessoas desesperadas por perder o emprego." Watzinger também diz que as mais recentes ameaças estão ligadas às redes sociais. Os cibercriminosos usam as "informações demais" compartilhadas pelas pessoas nos golpes.

Segundo ele, os criminosos descobrem por meio do seu perfil o nome da sua mãe ou até o do seu primeiro namorado. Então, usam isso para conseguir seus dados bancários clicando em opções tipo "esqueci a senha".

Dicas simples

Ao consumidor, Watzinger recomenda a atualização constante do antivírus. E ele diz que deve-se ter outros programas que peguem os cibercriminosos por outros lados. 

AMANDA DEMETRIO
da Folha de S.Paulo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)