Segunda-feira, 14 de janeiro de 2008 - 15h42
Os debates e as ações concretas que conduzem para a legitimização do discurso de internacionalização da Amazônia será um dos temas a ser tratado pela advocacia rondoniense a partir do mês de fevereiro, quando o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia retoma suas atividades. Para o presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, o tema é instigante, porquanto representa uma ameaça a soberania nacional, e merece maior atenção da advocacia. "Vamos iniciar os debates sobre esse assunto buscando ouvir todos que tenha algo a se manifestar e depois submeter o resultado desse estudo ao nosso Conselho", avalia Hélio Vieira que, ao lado da diretoria executiva, trabalha na consolidação de uma pauta de trabalho para 2008.
A primeira sessão do Conselho Seccional está marcada para o dia oito de fevereiro, quando serão colocados em pauta vários temas a serem debatidos esse ano, como o problema dos honorários aviltantes.
No momento, enquanto aguarda o retorno do recesso, a diretoria da OAB decidiu implementar algumas melhorias na infra-estrutura da sede. A OAB está passando por uma completa reforma, para corrigir falhas no telhado e reduzir os danos provocados pela umidade. A previsão é a de que em dez dias o trabalho esteja concluído.
Vários assuntos de interesse da advocacia e da sociedade já constam da pauta da primeira sessão do conselho, que acontece dia 08 de fevereiro.
Assuntos importantes e de interesse nacional, como a internacionalização da Amazônia e os impactos da construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, são alguns dos pontos a serem discutidos e analisados pelos conselheiros. O resultado desses estudos será encaminhado, em forma de documento, ao conselho federal da OAB.
Demonstrando grande preocupação com o que ele chama de descaso do Brasil em relação à Amazônia, Hélio Vieira, adianta que é fato que, desde 1850, o governo norte-americano pensa em implantar território dos Estados Unidos na floresta que ocupa cerca de 61% do território Brasileiro.
Fonte: OAB-RO
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)