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Intenção de consumo em PVH é maior que o índice Brasil



Embora o consumo no Brasil esteja em queda em comparação a 2014, o termômetro de vendas em Porto Velho continua aquecido e num patamar além dos níveis verificados nacionalmente, demonstrando que o mercado local não está sofrendo tanto quanto outras regiões com a crise econômica pelo qual passa o País.

Segundo o que demonstra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), no mês de maio Porto Velho ficou com um índice de 106,3%, enquanto o patamar nacional ficou em 96,4%, ou seja, 10,3% a mais.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, os números apurados refletem a conjuntura atual que, com as medidas de elevação das taxas de juros, de cortes e impostos, refletem diretamente sobre o consumo. “Mas, o importante é verificar que num comparativo a economia rondoniense se mantém melhor que o cenário nacional e também de outras regiões, permitindo que os empresários criem suas estratégias e também definam seus investimentos com mais cautela”, analisa.

O Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia acentua que os dados, apesar de relativamente serem bons em relação a de outras unidades da Federação, não permitem que se possa esperar uma reação do comércio no curto prazo, embora seja possível alguma reação no segundo semestre. Também a projeção do volume de vendas do varejo de Rondônia, que antes possuía um crescimento previsto de 3,7% no ano sofreu uma revisão para 2,9%, uma queda, portanto, de 8 pontos percentuais.

ZONA NEGATIVA

Na metodologia da pesquisa do ICF as pontuações vão até 200, sendo que quando abaixo de 100 pontos o indicador está negativo, demonstrando uma retração no consumo. É a primeira vez desde o início da série histórica, em janeiro de 2010, que o índice Brasil entra na zona negativa, abaixo de 100 pontos.

A pesquisa apontou também queda em todos os sete itens analisados em Porto Velho, ou seja, todos tiveram variações negativas com destaque para a Perspectiva Profissional que caiu (-11,4%) e para o Momento para Duráveis (-11,3%). É preciso ressaltar que mesmo caindo apenas -3,5% no mês, o Nível de Consumo Atual, com 83, 8 pontos e o Momento para Duráveis, com 86,7 pontos, são os únicos que permanecem na zona negativa abaixo dos 100 pontos.

Fonte: Ascom /  Fecomércio

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