Segunda-feira, 8 de junho de 2015 - 13h03
Embora o consumo no Brasil esteja em queda em comparação a 2014, o termômetro de vendas em Porto Velho continua aquecido e num patamar além dos níveis verificados nacionalmente, demonstrando que o mercado local não está sofrendo tanto quanto outras regiões com a crise econômica pelo qual passa o País.
Segundo o que demonstra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), no mês de maio Porto Velho ficou com um índice de 106,3%, enquanto o patamar nacional ficou em 96,4%, ou seja, 10,3% a mais.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, os números apurados refletem a conjuntura atual que, com as medidas de elevação das taxas de juros, de cortes e impostos, refletem diretamente sobre o consumo. “Mas, o importante é verificar que num comparativo a economia rondoniense se mantém melhor que o cenário nacional e também de outras regiões, permitindo que os empresários criem suas estratégias e também definam seus investimentos com mais cautela”, analisa.
O Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia acentua que os dados, apesar de relativamente serem bons em relação a de outras unidades da Federação, não permitem que se possa esperar uma reação do comércio no curto prazo, embora seja possível alguma reação no segundo semestre. Também a projeção do volume de vendas do varejo de Rondônia, que antes possuía um crescimento previsto de 3,7% no ano sofreu uma revisão para 2,9%, uma queda, portanto, de 8 pontos percentuais.
ZONA NEGATIVA
Na metodologia da pesquisa do ICF as pontuações vão até 200, sendo que quando abaixo de 100 pontos o indicador está negativo, demonstrando uma retração no consumo. É a primeira vez desde o início da série histórica, em janeiro de 2010, que o índice Brasil entra na zona negativa, abaixo de 100 pontos.
A pesquisa apontou também queda em todos os sete itens analisados em Porto Velho, ou seja, todos tiveram variações negativas com destaque para a Perspectiva Profissional que caiu (-11,4%) e para o Momento para Duráveis (-11,3%). É preciso ressaltar que mesmo caindo apenas -3,5% no mês, o Nível de Consumo Atual, com 83, 8 pontos e o Momento para Duráveis, com 86,7 pontos, são os únicos que permanecem na zona negativa abaixo dos 100 pontos.
Fonte: Ascom / Fecomércio
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2