Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Intenção de consumo em PVH é maior que o índice Brasil



Embora o consumo no Brasil esteja em queda em comparação a 2014, o termômetro de vendas em Porto Velho continua aquecido e num patamar além dos níveis verificados nacionalmente, demonstrando que o mercado local não está sofrendo tanto quanto outras regiões com a crise econômica pelo qual passa o País.

Segundo o que demonstra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), no mês de maio Porto Velho ficou com um índice de 106,3%, enquanto o patamar nacional ficou em 96,4%, ou seja, 10,3% a mais.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, os números apurados refletem a conjuntura atual que, com as medidas de elevação das taxas de juros, de cortes e impostos, refletem diretamente sobre o consumo. “Mas, o importante é verificar que num comparativo a economia rondoniense se mantém melhor que o cenário nacional e também de outras regiões, permitindo que os empresários criem suas estratégias e também definam seus investimentos com mais cautela”, analisa.

O Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia acentua que os dados, apesar de relativamente serem bons em relação a de outras unidades da Federação, não permitem que se possa esperar uma reação do comércio no curto prazo, embora seja possível alguma reação no segundo semestre. Também a projeção do volume de vendas do varejo de Rondônia, que antes possuía um crescimento previsto de 3,7% no ano sofreu uma revisão para 2,9%, uma queda, portanto, de 8 pontos percentuais.

ZONA NEGATIVA

Na metodologia da pesquisa do ICF as pontuações vão até 200, sendo que quando abaixo de 100 pontos o indicador está negativo, demonstrando uma retração no consumo. É a primeira vez desde o início da série histórica, em janeiro de 2010, que o índice Brasil entra na zona negativa, abaixo de 100 pontos.

A pesquisa apontou também queda em todos os sete itens analisados em Porto Velho, ou seja, todos tiveram variações negativas com destaque para a Perspectiva Profissional que caiu (-11,4%) e para o Momento para Duráveis (-11,3%). É preciso ressaltar que mesmo caindo apenas -3,5% no mês, o Nível de Consumo Atual, com 83, 8 pontos e o Momento para Duráveis, com 86,7 pontos, são os únicos que permanecem na zona negativa abaixo dos 100 pontos.

Fonte: Ascom /  Fecomércio

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)