Sexta-feira, 15 de agosto de 2014 - 14h50
Ontem, quinta-feira, 14, em Cascavel, no estado do Paraná, o coordenador do Programa de Avicultura Familiar (PAF), do Instituto Globoaves, Mário José Bracht, recebeu o secretário da Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani , o gerente de desenvolvimento da pecuária, Júlio Cesar Rocha Peres e técnicos da Emater-RO, Idaron e prefeitura municipal de Buritis.
O coordenador do Instituto, Mário José Bracht, apresentou ao secretário e técnicos de Rondônia o funcionamento do PAF no estado. Durante as visitas técnicas, a comitiva pode ver in loco como são feitos os manejos das aves desde o nascimento até o momento da entrega aos produtores.
Após as visitas, o secretário firmou termo de intenções com o Instituto Globoaves para implementação do programa de Avicultura Familiar aos produtores familiares do estado. Segundo o secretário serão atendidos 4 municípios do estado. "Nesta primeira fase iremos implementar o programa para 400 famílias, no segundo momento iremos ampliar as famílias atendidas", explicou Padovani.
O programa de avicultura familiar contempla necessariamente a capacitação das famílias e a assistência técnica como estratégias de informação, prevenção e combate às doenças. Na reunião foram discutidas as formas que cada agente irá atuar dentro do programa, além de direcionamento das equipes técnicas na elaboração do plano de implementação do projeto.
O secretário de agricultura enfatizou que em Rondônia a agricultura familiar é modelo e este projeto vem para uma maior diversificação da propriedade. "A agricultura familiar no estado é responsável pela alimentação das áreas urbanas, esse projeto irá levar mais renda ao produtor rural através da tecnificação e diversificação das suas atividades".
O programa
O projeto tem duas etapas até sua implementação, como explica o gerente de desenvolvimento da pecuária do estado de Rondônia, Júlio Cesar Rocha. "Nesta primeira etapa iremos montar as equipes para estudos estratégicos do início das atividades por região, pois não adianta instalar unidades de produção onde não tem consumidor ou instalar unidades que ultrapassem a capacidade local".
"Depois desses estudos prontos, iremos para execução do projeto, com instalação de aviário pulmão, onde os pintos são cuidados até a idade de postura. Após este período as aves serão distribuídas às famílias selecionadas que já estarão capacitadas e com as instalações prontas e com acompanhamento técnico necessário", explicou Rocha.
Objetivos
Segundo Mário José Brachat, coordenador do PAF no instituto Globoaves, "um dos objetivos do Programa de Avicultura Familiar, desenvolvido pelo Instituto é proporcionar condições humanas de assistência alimentar, criando uma forma de subsistência econômica através da formação e orientação, dando dignidade as comunidades de baixa renda.
Fonte: Ascom
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea
Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro
Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi