Segunda-feira, 12 de maio de 2014 - 21h07
Inicia hoje a realização do inventário florestal do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, situado no município de Candeias do Jamari (RO), através da empresa Monteiro Ltda., de Porto Velho, contratada em pregão eletrônico pela superintendência do Incra em Rondônia, com previsão de conclusão em 180 dias.
Técnicos e mateiros da empresa vão abrir picadas na floresta, identificar todas as espécies florestais, madeiráveis ou não, realizar a medição e colocar placas nas mesmas, em uma área de 3,2 mil hectares. O trabalho tem o acompanhamento dos engenheiros florestais do Incra e a participação da comunidade do assentamento.
Após a conclusão do inventário, os engenheiros florestais do Incra vão elaborar o Plano de Manejo Florestal Sustentado de Uso Múltiplo (PMSF) do assentamento, com previsão para atender nessa área a 150 famílias, com atividades como extração de madeira, plantas medicinais e artesanatos. O manejo será projetado para 30 anos, dividindo a área para se extrair em média 600 metros cúbicos de madeira ao ano por família.
O PAF Jequitibá é o primeiro projeto de assentamento de Rondônia baseado em manejo florestal. Possui uma área de 140 mil hectares, distante 37 km de Candeias do Jamari (RO), com capacidade para 597 famílias. Como a área está na sub-zona 2.1, da lei do Zoneamento Sócioeconômico-Ecológico de Rondônia, é permitido somente seu uso especial sob regime de manejo florestal sustentável e comunitário.
Desmatamento suspenso no PAF
O Incra está implementando uma série de ações em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) para viabilizar a proposta florestal do PAF Jequitibá. A Sedam suspendeu as autorizações de desmatamento no local. O Incra apresentará à secretaria, até o dia 23 de maio, a relação dos ocupantes regulares. As solicitações de desmate somente poderão ser encaminhadas através do órgão federal e apenas em áreas até 10 hectares.
O Incra e a Sedam vão realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) perimetral de todo o assentamento. No local não é permitida a emissão do CAR para lotes individuais, devido à natureza comunitária do PAF. Na segunda quinzena de julho acontecerá uma audiência pública com a participação dos assentados, órgãos públicos e sociedade civil organizada que discutirá as políticas para o assentamento.
Fonte: Jeanne Machado
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland