Sexta-feira, 21 de setembro de 2007 - 11h49
A regularização fundiária no estado de Rondônia será intensificada a partir de outubro, segundo informou Roberto Kiel, diretor de Ordenamento de Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA), durante reunião com a deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO), esta semana, em Brasília. Da reunião, ainda participaram outros diretores do Instituto, como o chefe de gabinete, Carlos Kovalski e o assessor parlamentar, Antônio Marangon.
Roberto Kiel destacou que a regularização fundiária na região norte é a prioridade do Instituto este ano, e obedece a uma determinação do governo federal de contemplar as famílias que residem em áreas irregulares.Vislumbra-se com as ações de regularização fundiária a possibilidade de incorporar um segmento grande de produtores rurais que não tem acesso pleno às políticas de financiamento para o Plano Safra e à Agricultura Familiar, disse Kiel, explicando que a regularização das terras complementa o desenvolvimento da região.
Acrescentou, ainda, o diretor que o processo de regularização fundiária do INCRA contempla três tipos de áreas: as que estão na faixa de zero a 100 hectares, onde os técnicos concedem à titulação após uma vistoria, sendo mais simples; áreas entre 100 e 500 hectares ocorre a dispensa da licitação com a concessão do título real de uso alcançando um valor de 30% da terra nua, e nas áreas acima de 500 hectares, o processo de regularização é mais complexo ocorrendo mediante licitação.
Ele informou também que a divisão do INCRA, no estado de Rondônia está orientada a iniciar a regularização das terras, e que no início de outubro estará visitando os municípios que tem uma demanda maior de processos de ordenamento fundiário. Orçamento não é o problema, frisou o diretor explicando que o órgão aguarda uma suplementação orçamentária para resolver em definitivo esse problema em Rondônia e nos demais estados da região.
A deputada Marinha Raupp saiu da reunião satisfeita com a posição assumida pelos dirigentes do INCRA em relação à regularização fundiária no estado. Ela lembrou que essa era a segunda vez em menos de 15 dias que discutia com o Instituto essa questão que tanto interessa aos trabalhadores rurais do estado. Da última vez, o senador Valdir Raupp esteve presente na reunião mantida com o diretor de Programas, Raimundo Lima, disse a deputada ao justificar a ausência do senador que estava participando de reuniões de várias comissões temáticas do Senado Federal.
Fonte: José Ribamar
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo
A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô

Após o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará em Fortaleza e no Cariri, com a presença de expressivos no
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)