Sábado, 20 de janeiro de 2007 - 07h00
O concurso acontece
na praça do Conjunto Cohab Floresta
Sílvio Santos
O Projeto Inclusão do Samba coordenado pela Fesec em parceria com a Prefeitura municipal via Fundação Cultural Iaripuna e governo estadual através da Secel, realiza na noite de hoje na praça do Conjunto Cohab Floresta, o Concurso que vai eleger a "Melhor Bateria das Escolas de Samba de Porto Velho".
O evento está marcado para iniciar às 18h com show do Grupo Samba de Roda, apresentação de mulatas e das rainhas das baterias das escolas de samba.
Os dirigentes de todas as escolas de samba estiveram reunidos na noite da última quinta-feira na Biblioteca Francisco Meirelles quando aprovaram o Regulamento do concurso.
Art. 1º - DA COMPETÊNCIA - O Concurso Melhor Bateria 2007 das Escolas de Samba de Porto Velho é uma realização da Fesec em parceria com a Fundação Iaripuna, Secel e Refrigerantes Rondônia, que acontece dentro do Projeto "Inclusão do Samba", a partir do ano de 2007.
Art. 2º - OBJETIVO - O concurso tem como objetivo incentivar, divulgar e promover a integração social entre as baterias das escolas de samba e as comunidades dos bairros periféricos de Porto Velho.
Art. 3º - PARTICIPAÇÃO - Podem participar as baterias das escolas de samba filiadas à Fesec.
Art 4º - DOS QUEISTOS EM JULGAMENTO - As baterias serão julgadas através dos seguintes quesitos: ORGANIZAÇÃO HARMONIA EVOLUÇÃO RITMO.
ORGANIZAÇÃO Observar o comportamento dos integrantes da bateria perante o comando do MESTRE.
HARMONIA - É a sincronia da batucada com o canto do samba
enredo da escola apresentado pelo puxador, inclusive em relação às
conversões (paradinhas) que devem ser feitas durante o canto do
samba.
EVOLUÇÃO - É a coreografia desenvolvida pelos integrantes da
bateria durante determinado momento da apresentação.
RITMO - Observar a constância do andamento do ritmo com o canto
do samba-enredo. Observando o que chamamos de atravessar o
samba, aqui também são observadas as chamadas viradas da bateria,
que consiste em voltar a candência original logo após as paradinhas
(conversões).
Art. 5º DAS NOTAS - Os julgadores devem dar NOTA entre 7 e 10, podendo essas notas serem fracionadas (7,1; 7,5; 8,2 até a máxima, 10).
Parágrafo único - Em caso de rasura, o julgador deve fazer uma justificativa ao lado da Nota ou na parte de baixo do mapa corrigindo a nota rasurada.
Art. 6º - SOLUÇÃ O EM CASO DE EMPATE - Em caso de empate, o quesito que serve de parâmetro para desempate pela ordem: harmonia, ritmo persistindo o empate será realizado sorteio para se definir a bateria campeã.
OBS Os Mestres podem optar pela proclamação das baterias empatadas.
Art. 7º - DA DURAÇÃO DA APRESENTAÇÃO.
Cada bateria terá direito a 10 minutos para fazer sua apresentação.
Art. 8º - Cada bateria tem direito a nomear um representante junto à Comissão de Apuração e devem assinar o mapa de apuração.
Art. 9º - Após assinado o mapa de apuração, o resultado é tido como real por todos não podendo mais ser contestado.
Art. 10º - Os casos omissos serão discutidos junto à coordenação do Concurso.
Observação As baterias devem trabalhar suas conversões, em cima do samba-enredo de cada escola para o carnaval de 2007.
Projeto que altera idades para o Bolsa-Atleta é aprovado pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 442/2024, que altera a faixa etária para a concessão do Bolsa-Atleta no estado
Deputada Ieda Chaves quer detalhes sobre os serviços de Psicologia e Serviço Social nas escolas
Visando garantir o suporte adequado aos estudantes da rede estadual, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) buscou informações junto ao Gove
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou uma visita institucional à Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), atendendo a um convi
Cacoal terá Centro de Diagnóstico do Câncer
A presidente da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco), Vera Bianchini, assinou contrato com o empresário Antônio Bisconsin, r