Quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 21h03
O prefeito Roberto Sobrinho inaugurou na manhã desta quinta-feira (26) o Centro de Atendimento Psicosocial – Álcool e outras Drogas (CAPS – AD) ‘Cuidando e Acollhendo’, a primeira unidade de referência para este tipo de atendimento implantada em Rondônia. A inauguração emocionou o prefeito e a primeira dama, Lucilene Peixoto, que lembraram do esforço feito a partir de 2005 pelos secretários e funcionários da secretaria municipal de Saúde (Semusa) e o técnico do Ministério da Saúde Francisco Cordeiro, entre outras pessoas, para a instalação do centro. Há seis meses, a prefeitura firmou um convênio com a Associação Casa Família Rosetta para o funcionamento de um centro de atendimento e internação de mulheres dependentes químicas, também o primeiro do Estado. “Estas pessoas quando buscam apoio estão vivendo os piores momentos de suas vidas e não poderiam continuar dependendo do atendimento feito por voluntários, como acontece atualmente em Rondônia. Na nossa gestão estamos criando políticas públicas para prestar assistência digna para elas”, disse Sobrinho.
O prefeito ressaltou que a criação do Centro faz parte de um planejamento do atendimento à saúde que inclui a criação, reforma e ampliação de unidades de saúde, a implantação do Samu, Farmácia Popular e Maternidade Municipal e a ampliação do Programa Saúde da Família, atualmente com 55 equipes atuando na Capital. “Estamos trabalhando para suprir uma demanda reprimida durante anos e melhorando a qualidade do serviço prestado à população. Na última terça-feira entregamos a policlínica Manoel Amorim de Matos, no bairro Jardim Eldorado, na zona Sul, ampliada e reformada, e nesta quinta vamos re-inaugurar a Policlínica Ana Adelaide, na zona Norte, que também passou por uma ampla reforma. Por isso não entendemos quando nossos adversários reclamam da prefeitura. Os hospitais do Estado – João Paulo II e Hospital de Base – fazem apenas de 20 a 25% dos serviços do setor e a prefeitura está cumprindo a sua parte para diminuir esta demanda”, afirmou Sobrinho.
O diretor do CAPES-AD, Ademir Pereira, lembrou durante a inauguração da importância do órgão. “Porto Velho faz parte de um corredor do tráfico o que facilita o acesso às drogas, aumentando o número de dependentes no município”, informou.
Estrutura
O Capes- AD conta com uma equipe profissional formada por um psiquiatra, 2 assistentes sociais, 2 psicólogos, 2 médicos clínico geral , 1 farmacêutico, 1 profissional em educação física e equipe de apoio administrativo. Localizado na avenida Lauro Sodré, 1964, bairro Liberdade, o prédio do Capes passou por uma reforma e aparelhamento com investimento de R$ 90 mil, provenientes do SUS. O centro conta com sala para oficinas terapêuticas, piscina para hidroginástica e enfermaria para observação, dois consultórios e ambiente administrativo. A unidade vai funcionar das 7h às 19h e está de portas aberta a população em geral.
Fonte: Ana Aranda
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér