Segunda-feira, 29 de agosto de 2011 - 14h20
O auditório do teatro Banzeiros lotado no final de semana mostrou o interesse dos jovens e autoridades portovelhenses em debater políticas públicas que possibilitem a capacitação através de cursos, inserção no mercado de trabalho e prevenção de drogas trazendo melhoria na qualidade de vida da juventude. Na ocasião estiveram presentes a primeira dama, Lucilene Peixoto, representando o prefeito Roberto Sobrinho, o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldaña, a deputada estadual, Epifânia Barbosa (PT), o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Klebson Luiz Silva, o secretário estadual de Cultura Francisco Leilson (Chicão) e o articulador de políticas públicas para Região Norte, Herbert Colares.
A II Conferência Municipal da Juventude organizada pela Prefeitura de Porto Velho através da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude foi um momento de debater e trocar informações sobre as necessidades da juventude para os dias atuais e a busca em formar jovens ativos que lutam por seus direitos. A primeira dama Lucilene Peixoto, disse em seu discurso que este ciclo de conferências relata a forma democrática e participativa da administração do prefeito Roberto Sobrinho. “É muito importante ressaltar o trabalho das pessoas que trabalham em prol da juventude municipal, estadual e federal. A prefeitura tem um perfil jovem e busca políticas públicas, voltadas para tal. Na gestão de Roberto Sobrinho foi criada a coordenação municipal da Juventude que tem trabalhado para desenvolver ações principalmente na questão da prevenção ao uso de drogas”, disse Lucilene Peixoto.
A primeira dama também complementou: “O Projeto Nós na Prevenção trabalha através de palestras e cursos, a prevenção do uso de drogas, possibilitando que jovens não adquiram vícios e tenham uma boa perspectiva de vida. Porto Velho possui hoje a única casa que trata mulheres que são dependentes de drogas e também tem o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado”, enfatizou. Lucilene afirmou ainda que a família é a base de tudo, deixo para os jovens os conselho que dou a meus filhos sobre drogas: Se alguém na porta da escola, em casa ou vizinhos lhe oferecerem algo ilícito, não aceite, peça socorro”, reforçou.
O protagonismo jovem foi o principal foco nos discursos dos presentes na abertura do seminário. “Este é o momento mais importante para a juventude, onde a mesma tem a oportunidade de conhecer e efetivar os seus direitos. Em conferências como esta, o jovem expõe suas dificuldades, e são debatidas propostas de melhorias. Dessas conferências saíram o Projovem que concilia a qualificação profissional com a educação e responsabilidades sociais e o Prouni Municipal, a resposta para a busca de vagas em escolas para a juventude”, comentou Samuel Pessoa, coordenador da juventude.
Reconhecimento
Samuel afirma ainda que antes o jovem era tratado como população adulta, pois na Constituição Federal não existia o termo “jovem”, apenas homens, mulheres e crianças, e através da emenda 65 que assegura o termo Jovem na constituição, a juventude passou a ter respaldo para participar das questões públicas. “Nós lançamos recentemente o projeto Eu Quero, e hoje pessoas são beneficiadas, porque os jovens há quatro anos, queriam qualificação de cursos que melhorassem a autoestima, e tivessem inserções na vida, projetos que articulassem o setor produtivo. A ideia é que a cada conferência possamos ir nos aperfeiçoando, para que amanhã outros jovens sejam beneficiados pela conquista deste jovens, formando assim jovens protagonistas”, explica Samuel.
Com o tema: Juventude Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, a conferência foi aberta com apresentações de Rap do projeto Nós na Prevenção, grupos de danças de forró, Free Step e apresentação de dança popular do projeto Eu Quero. Joni Vagner, professor de dança clássica do Projeto Eu Quero no espaço Cica, bairro Tucumã, avalia o momento como uma oportunidade de aprender e trocar informações, levando a dança popular às pessoas que não conhecem. “Hoje são 23 alunos cursando este estilo, sabemos que o balé não é tão acessível, então a ideia inicial é formar as pessoas no balé popular e jazz, qualificando-as e fazendo-as conhecer um novo nível de dança”, afirma Joni Vagner.
Foram três temas principais discutidos: “O Plano Nacional de Juventude”, pelo palestrante Herbert Colares, articulador de políticas públicas para Região Norte; “Juventude Democracia e Participação”, abordado por Leandro Santiago da secretaria Estadual de Ação Social (Seas) e a “Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude”, pelo coordenador Samuel Pessoa.
Falando a mesma língua
Herbert Colares articulador de PPJ Região Norte tratou do Plano Nacional e a sua divulgação, sobre os conceitos de juventude, pelo poder publico, e fez uma rápida explanação do que é planejamento. Sobre as mudanças ocorridas e as políticas iniciadas pelos governos Lula e Dilma, tempo atrás, e as lutas em busca de melhoria da juventude, Herbert afirmou: “Aqui em Porto Velho existe a facilidade do prefeito Roberto Sobrinho ter uma mesma visão do governo federal, de conversar de estar próximo a comunidade, buscando convenções, conferencias e a partir do que a sociedade aponta como necessidade o município busca investimentos, criando leis e marcos legais, é o caso do atual cenário da juventude em Porto Velho”, disse Herbert Colares.
O término da conferência foi na noite de sábado, 27, com a participação de jovens de todas as localidades de Porto Velho.
fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,